Prefeitura de Lafaiete entrega escola à comunidade de São Vicente, reformada e ampliada

987

Prefeitura-Lafaiete_entrega_obras_escola_Sao-Vicente_01A satisfação da comunidade escolar e demais moradores de São Vicente, na zona rural de Lafaiete, era perceptível na tarde desta quarta-feira, 18/03, quando  a prefeitura fez a entrega oficial das obras de reforma e ampliação da escola municipal que atende às crianças da localidade. O educandário que se encontrava em precárias condições foi totalmente recuperado pela administração municipal que também ampliou o prédio escolar que atende 42 alunos da Educação Infantil ao 5º ano.

Prefeitura-Lafaiete_entrega_obras_escola_Sao-Vicente_02Além da reforma, a instituição de ensino recebeu um novo nome indicado pela própria comunidade, que por meio de votação passa se Escola Municipal “Professora Maria Serafina Peixoto”.

Durante a solenidade o prefeito Ivar de Almeida Cerqueira Neto destacou a situação precária em que se encontrava o prédio escolar e  ressaltou que a reforma garante mais conforto para professores, alunos e funcionários. “A Educação sempre será prioridade no nosso governo”, frisou o prefeito.

Prefeitura-Lafaiete_entrega_obras_escola_Sao-Vicente_03O vice-prefeito e secretário de Educação, ressaltou que a reforma da escola contribuirá para melhoria do aprendizado os alunos. Darci Tavares afirmou que esteve anteriormente na escola e viu de perto a precariedade em que se encontrava o prédio. “Decidimos juntamente com o prefeito reformar e ampliar a escola assim como estamos fazendo em outras que também estavam em situação semelhante”, ressaltou Darci Tavares.

Prefeitura-Lafaiete_entrega_obras_escola_Sao-Vicente_04A coordenadora das Escolas Rurais do município, Elci Silva de Oliveira explicou que tão logo foi apresentado ao prefeito um relatório sobre a situação da escola de São Vicente houve a decisão de recuperá-la. “A alegria de receber esta escola reformada e ampliada é grande, pois o trabalho na antiga instalação estava prejudicado e agora será excelente”, disse a coordenadora.

Prefeitura-Lafaiete_entrega_obras_escola_Sao-Vicente_05Filha da professora Maria Serafina Peixoto, Matilde da Silva Cruz representou a família juntamente com o irmão Elcídio Aparecido Peixoto e agradeceu a administração municipal por dar à escola o nome da educadora que atuou na comunidade de São Vicente por muitos anos e faleceu em 1990. “Minha mãe era uma pessoa que amava a escola e as crianças e nos deixou muitas recordações”, frisou Matilde da Silva.

Prefeitura-Lafaiete_entrega_obras_escola_Sao-Vicente_06Líder da comunidade de São Vicente, Conceição Helena Ribeiro der Souza, conhecida como Vó  Dica, também compareceu à cerimônia e relembrou os esforços dos moradores para a recuperação da escola. “Eu mesma fui várias vezes na Secretaria de Educação levando as nossas reivindicações. Antes da reforma a escola estava até perigosa para as crianças. Já vi menino machucando o dedo na porta, tinha uma cisterna no pátio da escola que tinha uma parte quebrada que era um perigo. Ficava apavorada. Agora está uma beleza. Só temos a agradecer o prefeito Dr.Ivar”, disse.

Além de alunos e educadores a solenidade contou a presença dos vereadores João Paulo Fernandes Resende, José Boaventura Celestino e Pedro Américo de Almeida. Também compareceram diversos secretários municipais, o coordenador de Ações Pedagógicas da Semed, Luciano Rodrigues dos Anjos, e diretores de escolas.

Outras

As seguintes escolas municipais estão passando por obras de reformas e/ou ampliação, que garantem melhorias na estrutura física, acessibilidade e conforto para alunos e funcionários.

  • Napoleão Reis (São Sebastião).
  • Marechal Deodoro da Fonseca (Sta. Matilde).
  • Romeu Guimarães (Gagé).
  • Pedro Silva (São Gonçalo).
  • Esperidião Pereira (Mato Dentro).
  • Sebastião Guimarães (Três Barras).
  • Herculano do Vale (Joaquim Murtinho).
  • Padre José Lobo da Silveira (Rancho Novo).

Na próxima quarta-feira, 25 de março, em solenidade às 16h, a prefeitura  fará a entrega da reforma da Escola Herculano do Valle, em Joaquim Murtinho.