
Em um momento que toda a população é chamada a colaborar para amenizar os efeitos da crise hídrica, a Escola Municipal “Prof. Doriol Beato” trabalhou com seus alunos projetos que abordam a sustentabilidade e sua relação com o uso das águas e de energia.

Foram feitas campanhas e ministradas palestras sobre preservação de nascentes e recuperação dos nossos recursos hídricos e do meio ambiente, com participação da Polícia Ambiental, por meio do Sargento Edilson das Neves. Também foi desenvolvido o Programa Chuá de Educação Sanitária e Ambiental, no qual os alunos obtiveram o detalhamento da conta de água para orientação do consumo consciente pelas famílias.

Os estudantes confeccionaram panfletos e banners promovendo uma campanha publicitária visando à conscientização da população sobre a melhor forma de consumo. Além disso, durante uma semana, as famílias foram monitoradas pelos alunos, utilizando-se de tabelas e gráficos para verificar este consumo, levando os membros da família a repensarem seus hábitos.

Abordagens à mensagem da Carta 2070, paródias, teatros, documentários, júris simulados, bem como a construção de reservatório para coletar água da chuva serão parte importante do projeto.
Visando o resgate de valores e cultivo do respeito aos símbolos pátrios a escola realiza também o “Projeto Hora Cívica”.

Outros projetos que incentivam os alunos a praticarem a cidadania são o “Latinhas” e “Festa Junina Solidária”, cujo tema “Agregando valores para uma cultura de Paz”, têm como objetivo oportunizar o resgate das raízes culturais do povo brasileiro. No tema “Solidariedade” estão sendo trabalhados, de maneira prática, a coleta e pesagem de latinhas e a entrega de itens de higiene pessoal e limpeza para idosos do Asilo Carlos Romeiro e hospitais. Ainda com os recursos adquiridos pelo projeto, serão repassados colchões, cadeiras de rodas e cadeiras de banho para as instituições citadas.

“Acreditamos que todas essas práticas levem o educando a comprometer-se com a dignidade da pessoa humana em atitudes que constituem valores para uma convivência justa e fraterna. Assim, nossa escola abre espaço para difundir a solidariedade como prática de cultura humana, educação para a cidadania, socialização e desenvolvimento pessoal de nossos alunos”, diz a diretora Maria Cristina de Moura Fernandes, que agradece à coordenação, professores, pais, alunos e funcionários envolvidos nestes projetos que tanto contribuem para a formação dos alunos e colaboram para a construção de uma sociedade mais fraterna.















