
O prefeito de Conselheiro Lafaiete, Ivar de Almeida Cerqueira Neto, será agraciado no próximo dia 26 de junho com a Medalha “Tenente-Coronel João Batista de Assis”, Grau Ouro.
A entrega, uma homenagem da União dos Militares do Estado de Minas Gerais, acontecerá durante solenidade cívico-militar na Academia de Bombeiros Militares de Minas Gerais, em Belo Horizonte e faz parte das comemorações da Semana do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.
Instituída no ano de 2007, a medalha destina-se a agraciar bombeiros militares, personalidades e instituições que tenham prestado serviços relevantes à União dos Militares do Estado de Minas Gerais e ao Corpo de Bombeiros Militares de Estado de Minas Gerais.
O nome de Dr. Ivar foi indicado referendado pelas ações em busca da sustentabilidade, fortalecimento das relações do homem/natureza/desenvolvimento. Em parceria com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil Municipal desenvolve um trabalho de prevenção e acompanhamento dos locais de risco e população ribeirinha.

Recentemente Dr. Ivar ordenou a execução de obras onde está a sede dos bombeiros, que possibilitaram a elevação do Pelotão à Companhia. Tais obras serão ainda de grande utilidade para melhor desempenho das funções dos bombeiros , além de permitir o desempenho de tarefas do setor de biossegurança nos moldes do que preconiza a Vigilância Sanitária do Estado.
Outra iniciativa do prefeito que mereceu destaque em sua indicação à medalha é o trabalho para que atuem no mesmo espaço o Corpo de Bombeiros, SAMU e Defesa Civil, propiciando um atendimento mais rápido e eficiente das ocorrências. Para tal, obras estão sendo realizadas pela prefeitura como a melhoria nas garagens que abrigam as viaturas, construções de almoxarifado e da nova base do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). De acordo com o comando da 4ª Companhia, uma base do SAMU construída no quartel do Corpo de Bombeiros é um fato inédito no país, sendo Lafaiete pioneira. E em Minas Gerais também é inédita a construção do setor de biossegurança nesta base, nos moldes do que está sendo feito em Lafaiete aprovado pela Vigilância Sanitária do Estado.
Patrono
O Tenente Coronel João Batista de Assis nasceu em 05 de maio de 1910, cidade de Rio Branco, Minas Gerais. Ingressou na Polícia Militar em 29 de dezembro de 1932. Em 1936 foi transferido para o Corpo de Bombeiros. A partir do ano de 1937 sua folha de serviços registrou inúmeros elogios, consequência de destacada atuação operacional. Em junho de 1961, irrompeu violento incêndio no Edifício Arcângelo Maletta, na Rua da Bahia, em Belo Horizonte. Ao transitar sobre a estrutura em chamas, seu corpo projetou-se no espaço, atingindo a cúpula de uma sobreloja, 12 metros abaixo. Socorrido e encaminhado ao Hospital da Polícia Militar faleceu em 09 de junho daquele ano, sendo promovido por ato de bravura, “Post Mortem”, ao posto de Tenente Coronel.

















