O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação divulgaram na última semana as notas por escola da edição do ano passado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2014). O Colégio Nossa Senhora de Nazaré é o educandário com a melhor nota em Lafaiete em provas objetivas. Em seguida aparecem o Colégio Potência, e o Queluz de Minas, todos instituições particulares de ensino.
Já entre as escolas da rede pública, a Napoleão Reis, que é mantida pela Prefeitura Municipal, obteve a melhor nota nas provas objetivas: 527.47. O educandário ficou a frente de escolas de maior porte, como a Narciso de Queirós e a Monsenhor Horta, ambas da rede estadual. O desempenho da escola no ENEM foi comemorado pelo secretário municipal de Educação, Darci Tavares: “Isso prova, mais uma vez, o zelo que temos pela educação. Em 2013 foram 31% de investimento, em 2014 30.19 e em 2015 deveremos manter estes índices. Nunca houve, em outras administrações, investimentos em educação como os que estamos fazendo. Tanto que, nessa prova do ENEM, o colégio Napoleão Reis ficou em primeiro lugar entre as escolas públicas de Lafaiete; várias escolas estaduais se destacaram em anos anteriores nesta mesma avaliação.
O diretor da escola Napoleão Reis, Luiz Rafael Vitoretti, destacou mudanças realizadas no educandário que contribuíram para o alcance dos bons índices no Enem: “Isso é fruto de um trabalho coeso, de uma união de forças para o bem da educação. Fui convidado para assumir o Napoleão Reis com a missão de mudar a cara da escola. Isso está ocorrendo aos poucos e estes são os primeiros frutos que estamos colhendo. Alunos, professores e funcionários, todos estão de parabéns pelo resultado.”
Já o coordenador pedagógico da Semed, Luciano dos Anjos falou sobre o futuro dos estudantes a partir do Enem: ‘O ENEM é hoje a primeira porta de entrada para os cursos de nível superior. Por isso o resultado é tão importante. Existem hoje na região vários cursos superiores federais e escolas particulares em que, para entrar, o aluno precisa ter feito o ENEM. Esta conquista vai proporcionar aos alunos melhor condição de vida, porque muitos deles vão ser chamados a fazer faculdades federais por terem tirado notas boas.”
O prefeito Dr. Ivar também se congratulou com os alunos do colégio Napoleão Reis pelo sucesso conquistado. Ele dirigiu efusivos cumprimentos a toda a comunidade escolar e, particularmente, aos estudantes e seus pais, que trabalham conjuntamente por um melhor futuro para o país.