Solenidade realizada na Praça da Bandeira em Lafaiete na manhã desta sexta-feira 06/05, antecipou as comemorações pelo Dia da Vitória, quando é relembrada a participação da Força Expedicionária Brasileira na II Guerra Mundial.
O evento que teve o objetivo de comemorar os 71 anos da vitória dos aliados na Segunda Guerra Mundial, contou com a presença ilustre do Sr.João Fortunato de Oliveira (94). O ex-combatente da FEB chegou em um comboio formado por um veículo Marruá Cargo do 4º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado de Santos Dumont, viaturas das Polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros.
Além de familiares dos ex-combatentes lafaietenses falecidos, também prestigiaram a solenidade diversas autoridades civis e militares, estudantes e professores da Escola Municipal “Napoleão Reis”, Tiro de Guerra, Banda Musical do 9º Batalhão da Polícia Militar de Barbacena e Guarda Municipal, entre outros.
Familiares dos ex-combatentes já falecidos receberam certificados de agradecimento do município pela participação de seus entes queridos na Segunda Guerra Mundial. Eles acompanharam emocionados a execução da Canção do Expedicionário, Toque de Silêncio e Toque de Presença, além do Hino Nacional Brasileiro e Hino da Bandeira, entre outros. Interpretações como “Mia Gioconda” e “Canção da Infantaria” feitas pelo tenor prof. Sheldon Augusto Soares de Carvalho acompanhado por alunos e ex-aluno do Napoleão Reis arrancaram aplausos.
Após a leitura dos nomes dos homenageados houve o depósito de uma coroa de flores no monumento na Praça da Bandeira, em homenagem aos pracinhas militares e aos que perderam a vida em combate.
Oficial
Um dos momentos de destaque na solenidade foi o anúncio de que o prefeito Dr. Ivar encaminhará à Câmara Municipal Projeto de Lei para que o evento, atualmente de iniciativa da Escola Municipal de Napoleão Reis seja integrado ao calendário oficial de eventos do município. A iniciativa foi aplaudida e recebida com entusiasmo pela comunidade escolar.
A professora e historiadora D. Avelina Noronha, uma das idealizadoras do projeto de comemoração do Dia da Vitória e grande incentivadora dos estudantes nesta jornada, comemorou a iniciativa do prefeito. “A municipalidade agregou esta ideia que foi crescendo e me deixou muito feliz. É importante agora esta iniciativa, que mostra ao povo de Lafaiete que o coração e o ideal dos expedicionários estão vivos e pulsando”, disse.
O prefeito Dr. Ivar, que justificou ausência na solenidade em decorrência de compromisso extraordinário surgido gerando conflito de agenda disse que tornar as comemorações integrantes do calendário do município é um reconhecimento. “Estes bravos lafaietenses nos orgulham. Seus familiares merecem nossos respeitos. Nada mais justo que a data seja lembrada todos os anos e sempre mantendo viva a nossa história”, afirmou.
Outro anúncio feito é que os expedicionários ganharão também um memorial. No próximo dia 16 de maio será inaugurado o Memorial dos Expedicionários, no Museu e Arquivo Antônio Perdigão.