Na terça-feira, 29/04 o prefeito de Conselheiro Lafaiete, Ivar de Almeida Cerqueira Neto, recebeu em seu gabinete o diretor-presidente da Concessionária BR-040 S/A, Túlio Abi-Saber e o gerente de relações institucionais, Frederico Souza. A Concessionária BR-040 S/A, controlada pela empresa Investimentos e Participações em Infraestrutura S/A (Invepar) assumiu o contrato de concessão da BR 040, do trecho de 936,8 quilômetros da BR-040, entre Juiz de Fora e Brasília, que inclui Conselheiro Lafaiete.
Durante a reunião Túlio Abi-Saber confirmou que o contrato de concessão da estrada prevê a retirada da BR 040 da área urbana de Conselheiro Lafaiete. Porém, a empresa só realizará as obras de construção do contorno a partir do quinto ano de concessão da estrada. O diretor também confirmou que o município terá uma praça de pedágio que vai gerar cerca de 60 empregos com a prioridade para contratação de mão-de-obra existente em Conselheiro Lafaiete. Segundo ele, a praça de pedágio vai gerar uma arrecadação ao município, oriunda do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza). A estimativa é que anualmente a concessionará repasse ao município o equivalente à R$ 450 mil reais referente ao imposto.
Com relação à duplicação da estrada o diretor-presidente explicou que as obras serão realizadas de acordo com a liberação dos licenciamentos ambientais. Porém até o fim de 2014 deverão ser concluídos os trabalhos de recuperação no trecho da estrada que corta Conselheiro Lafaiete. “Até o fim do ano o trecho estará totalmente recuperado; como se fosse novo. A partir daí, a gente começa a evoluir para as obras de ampliação e melhorias de infraestrutura que vão beneficiar muito a população de Lafaiete”, frisou Túlio Abi-Saber.
O prefeito de Conselheiro Lafaiete avaliou positivamente o primeiro contato com a empresa e cobrou para que não seja iniciada a cobrança de pedágio enquanto não forem realizadas as obras na BR 040. Dr. Ivar também solicitou à Invepar para que os moradores que residem nas proximidades do aeroporto Bandeirinhas e na comunidade de Buarque de Macedo não sejam penalizados com a cobrança do pedágio. Projeto inicial aponta que a praça de cobrança de pedágio seria instalada no km 640 da BR. O valor da cobrança será de R$3,20.
Também participaram do encontro, o vereador João Paulo Fernandes Resende (PSB) e vários membros da equipe de governo como o chefe de Gabinete, Adriano Gomes Beato; o subprocurador do município, José Luiz Gonçalves da Cruz e os secretários municipais, Humberto Alves Vieira (Governo); Túlio Dutra (Obras e Meio Ambiente); Jackson Souza (Adjunto de Obras); Luiz Carlos Cerqueira (Planejamento) e Paulo Afonso Sarmento (Defesa Social).