Restauração do solar do Barão de Suaçuí entra na reta final

924

Entraram na fase final de execução as obras de restauração do solar do Barão de Suaçuí, em Conselheiro Lafaiete. O antigo casarão também conhecido como “Castelinho” está sendo recuperado pela Construtora Cajado com projeto financiado pela MRS Logística por meio de Termo de Ajustamento de Conduta aplicado pelo Ministério Público à empresa.

A secretária municipal de Cultura, Mauricéia Aparecida Ferreira Maia informou que a reforma e restauração já estão na fase de acabamento, com a limpeza e a retirada de materiais do canteiro de obras. A MRS deverá entregar as chaves do prédio ao município ainda este mês. Segundo a secretária, a partir daí o município vai mobiliar o prédio.

O solar possui 17 cômodos e vai abrigar uma biblioteca, sala de reuniões, área para exposições, auditório ao ar livre e espaço para entidades culturais.

Sobre o novo aspecto do Solar do Barão de Suaçuí, a secretária de Cultura destacou que a população vai receber um imóvel recuperado mantendo as características originais. “É uma obra complexa e a maior em termos de restauração do estado de Minas Gerais. A obra vai chamar muita atenção pela riqueza de detalhes e pela recuperação até mesmo das cores mais antigas que existiam dentro do imóvel”, comentou Mauricéia.

Embora a obra esteja próxima do término ainda não há uma data definida para a inauguração.

O Solar do Barão do Suaçuí foi um dos primeiros prédios erguidos no antigo Arraial Campo Alegre dos Carijós e residência do inconfidente Padre Fajardo. O local também foi residência do Barão de Suaçuí e abrigou as escolas Monsenhor Horta, Astor Viana e Inconfidência, além da antiga Faculdade de Comércio Exterior, Câmara Municipal e Fórum.

A obra

Valor: Aproximadamente R$3.200.000,00 (Três milhões e duzentos mil reais). 
Viabilizada por meio de Termo de Ajustamento de Conduta aplicado pelo Ministério Público à MRS Logística pelo pagamento de multas.
Arquiteto: Heraldo Laranjo.
Início da obra: agosto de 2012.
Previsão de entrega: maio de 2014

Finalidade:

Centro cultural de múltiplas ações envolvendo educação, meio ambiente e ações sociais na cidade. Biblioteca pública, Memorial dos Inconfidentes, Memorial das Violas de Queluz, salões de reuniões para entidades culturais, galeria e auditório ao ar livre, com acessibilidade garantida por elevador.