A Avenida Telésforo Cândido de Resende foi tomada pelo público lafaietense durante o Desfile Cívico da Independência, que ocorreu no último dia 7 de setembro. Escolas estaduais e municipais, entidades diversas, instituições militares e civis percorreram toda a avenida com suas apresentações alusivas à pátria e patrimônio imaterial de Conselheiro Lafaiete: as violas de Queluz, tema do desfile para este ano. Cerca de 40 grupos desfilaram abrilhantando a avenida durante toda a manhã e início da tarde.
O Desfile Cívico da Independência teve início no rotor da avenida com o hasteamento dos pavilhões diante do hino nacional, interpretado pelos violeiros Rogério de Castro e Vinícius Corrêia. Em seguida as autoridades presentes se dirigiram ao palco instalado no meio da avenida, para dar abertura ao evento.
O prefeito Mário Marcus abriu a solenidade e em seu discurso valorizou não apenas o dia em que se comemora a independência, mas também os 227 anos de Conselheiro Lafaiete. O chefe do executivo municipal exaltou todos os participantes e as famílias Meirelles e Salgado, defensores do patrimônio tema do desfile. “Hoje, Sete de Setembro, nossa cidade em festa descerá mais uma vez esta avenida … todos vocês poderão contemplar o desfile de uma história. E posso lhes garantir, uma história de uma relevância indiscutível. Lafaietenses, nós somos a terra da viola. Da viola de Queluz. Da viola que nos orgulha e nos leva além das fronteiras, honrando este pedaço de chão tão humilde através dos sons, através da música”.
Mário Marcus, juntamente com o vice-prefeito, Marco Antônio e secretários acompanharam o desfile do início ao fim.
Membros das famílias Meirelles e Salgado, tradicionais produtores de Violas de Queluz, foram os primeiros a se apresentarem ao público em desfile aberto no caminhão do Corpo de Bombeiros portando exemplares dos raros instrumentos. Em seguida vieram os tradicionais desfiles das escolas, entidades municipais e instituições civis e militares do município e região. O Desfile Cívico da Independência foi uma realização da administração municipal, por meio das secretaria municipais de Educação e Cultura.
Autoridades e membros das famílias Salgado e Meireles acompanharam todo o evento com muita emoção
Escolas abrilhantaram o desfile com criatividade e beleza
Entidades prestigiaram o evento
Agraciados com Certificado de Agradecimento pela participação no Desfile da Independência

















