Equipe de governo acompanha danos causados pela chuva e busca solução para problemas

647

Equipes de diversas áreas da administração municipal, principalmente da Defesa Civil, Secretaria Municipal de Obras e Departamento Municipal de Trânsito (DMT) tiveram atuação importante durante a forte chuva que atingiu Conselheiro Lafaiete na noite desta quarta-feira, 22/01. O grande volume de água causou inundações, queda de barreiras, muros e árvores.

O gerente de Defesa Civil, Carlos Alberto de Oliveira relatou que na rua Marechal Floriano a equipe acompanhou uma das situações mais graves: o rompimento de uma rede pluvial dentro de uma loja de produtos agrícolas, abrindo uma cratera de aproximadamente 3 metros de profundidade. O prejuízo foi grande para o estabelecimento comercial que perdeu todo o estoque de ração animal. O produto ficou espalhando pelas ruas próximas ao estabelecimento comercial, que foi interditado e será reavaliado pela Defesa Civil nessa quinta-feira 23/01.

Na rua Murilo Dornelas, no bairro São João duas casas tiveram de ser interditadas após um deslizamento de terra que atingiu as residências. As famílias tiveram de ser alojadas em casas de parentes. Ainda há risco de deslizamento no local tendo em vista que a terra está úmida. Também houve o rompimento de uma rede pluvial que passa debaixo de uma residência que foi invadida pela lama, mas, a estrutura da casa não ficou comprometida.

Outra situação muito grave acompanhada pela Defesa Civil Municipal foi o desabamento de um muro no Cemitério Nossa Senhora da Conceição, onde restos de caixão, vasos de flores e até mesmo ossos humanos foram levados pela enxurrada, vindo parar em uma residência. Pela manhã desta quinta-feira uma equipe da prefeitura esteve na casa fazendo a limpeza.  Devido ao problema o Departamento Municipal de Trânsito (DMT) fez a interdição da rua onde houve o desabamento do muro e alterou a circulação de veículos em ruas adjacentes. O cemitério Nossa Senhora da Conceição é o principal da cidade e é administrado pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição.

Ainda na rua Marechal Floriano houve a queda parcial de um muro da empresa MRS. Já na Floriano Franco, bairro Carijós houve alagamento e a água chegou a cobrir carros e motos. No mesmo bairro também houve alagamento na rua José Carneiro.

De acordo com o chefe de gabinete, Adriano Gomes Beato a prefeitura montou um plano de contingência envolvendo as secretarias.  Segundo ele, com o aumento do nível de chuva a equipe foi mobilizada ainda durante a noite e trabalhou durante toda a madrugada  para atuar nos locais onde houvesse necessidade. “Fomos pra rua mesmo debaixo de chuva para avaliar e verificar o que a prefeitura poderia disponibilizar. A Defesa Civil está acompanhando toda a cidade e engenheiros estão avaliando as residências atingidas. Mobilizamos máquina e caminhão para fazer limpeza onde precisar”, frisou Adriano.

O prefeito Ivar de Almeida Cerqueira Neto (PSB) lamentou os prejuízos que algumas famílias tiveram e em especial a situação delicada do cemitério que teve parte do muro derrubada. “Ainda ontem fizemos contato com autoridades em Brasília na tentativa de agilizar a liberação de recursos para a realização de obras emergências que visam recuperar os estragos causados pela chuva, principalmente a recuperação da rede pluvial da Marechal Floriano.  Faremos todos os esforços para resolver a situação, e deveremos decretar situação de emergência nas próximas horas”, informou.