Na tarde desta quarta-feira, 09/07, a Defesa Civil de Conselheiro Lafaiete realizou uma vistoria no viaduto do bairro São Dimas. Os trabalhos foram realizados após o surgimento de informações desencontradas nas redes sociais a respeito do viaduto que faz parte da BR 040.
Após análise feita juntamente com o engenheiro civil, Antônio Francisco Furtado de Queiróz o gerente de Defesa Civil, Carlos Alberto de Oliveira afirmou que o viaduto não corre risco de desabamento. O gerente explicou que embora não haja risco de cair a estrutura apresenta uma abertura maior do que o normal na junta de dilatação causada pelo tráfego intenso de veículos e pela falta de manutenção, no qual a responsabilidade é da empresa Invepar, concessionária que administra a BR 040.
Com relação às ferragens expostas na parte de baixo do viaduto, que fica na rua Barão de Pouso Alegre a Defesa Civil avaliou que tal fato foi provocado pelo choque de caminhões-baú com a estrutura. No local existe uma sinalização permitindo a passagem de veículos com altura de até 4 metros, mas segundo Carlos Alberto isso nem sempre é respeitado provocando danos na estrutura.
“Tranquilizo a população afirmando que o viaduto não corre risco eminente de desabamento. Por se tratar de uma construção antiga e que possui um grande fluxo de veículos o viaduto vai precisar passar por reparos,”, frisou Carlos Alberto. A Defesa Civil vai encaminhar à Invepar um relatório contendo fotos e informações colhidas durante a vistoria.
Na manhã de ontem, dia 08/07, durante reunião com o diretor presidente da concessionária 040, da Invepar, Túlio Abi-Saber a prefeitura já havia relatado a preocupação da população com relação ao viaduto e solicitou um laudo técnico para tranquilizar as pessoas que ali passam diariamente.