O prefeito de Conselheiro Lafaiete, Ivar de Almeida Cerqueira Neto confirmou nesta semana a intenção do município não fazer mais parte do CODAP (Consórcio para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba).
Dr. Ivar afirmou que a administração municipal fez um levantamento e não foram identificados benefícios que justifiquem a permanência de Conselheiro Lafaiete no Codap.
Segundo o prefeito, a intenção de desfiliação do município já tinha sido comunicada verbalmente por ele à presidente do Codap e prefeita de Ouro Branco, Cida Campos, em visita ao gabinete dela. E na última semana ele enviou ofício a todos os municípios filiados ao Codap informando tal intenção e confirmando encaminhamento à Câmara Municipal de Projeto de Lei solicitando oficialmente este desligamento.
A contribuição mensal do município para o consórcio é de aproximadamente R$ 18 mil reais. “Hoje o Codap é para Lafaiete gerador de uma despesa que não nos trás uma contrapartida que justifique este investimento”, frisou Dr. Ivar.
Sobre uma possível dívida do município com o consórcio, relativa ao período da gestão de 2009/2012, o prefeito afirmou que está sendo feito um levantamento para apurar o fato. “Primeiro precisamos apurar a veracidade da dívida e o montante para depois negociarmos uma forma de quitação”, concluiu Dr. Ivar.
Durante o programa semanal de rádio da prefeitura, que foi ao ar nesta quarta-feira (06) o prefeito falou sobre o assunto e afirmou que não dar o “calote” no Codap.
A saída de Conselheiro Lafaiete do Codap ainda depende da aprovação da Câmara Municipal que já aprecia o projeto enviado em 25/10 pelo município solicitando o desligamento.














