Vai começar obra de recuperação da rua Alfredo Elias Mafuz

825

Foi definida nesta semana a empresa que vai executar a obra de recuperação da rua Alfredo Elias Mafuz, no bairro Santa Matilde. A empresa Cia da Obra Ltda, de Belo Horizonte, foi a vencedora do processo licitatório e ficará responsável pelos trabalhos de contenção da encosta por meio de cortinas atirantadas que são estruturas de concreto armado. A empresa vencedora da licitação terá o prazo de um ano para executar a obra.

O secretário municipal de Obras e Meio Ambiente, Túlio Dutra explicou que os tirantes são peças de aço que ficam dentro do concreto fazendo a tração para conter a encosta. Segundo ele, o sistema de contenção a ser adotado é bastante utilizado em obras rodoviárias, ferroviárias e em locais onde houve deslizamento de terra e que apresenta relevo acidentado. “A contenção vai proteger as residências que ficam nas partes alta e baixa na rua”, frisou o secretário.

Após o trabalho de contenção a prefeitura fará o trabalho de recapeamento asfáltico da rua Alfredo Elias Mafuz e a colocação de muretas de proteção no entorno da via. A recuperação da rua também possibilitará a liberação total do trânsito de veículos, tendo em vista que atualmente somente carros pequenos transitam naquela via.


Verba

O prefeito agradeceu os que contribuíram para esta conquista. “Estamos felizes e agradecemos a todos que de uma forma direta ou indireta participaram disso, em especial ao Deputado Federal Leonardo Quintão (PMDB), Deputado Federal Miguel Corrêa (PT) e ao Ministro Fernando Pimentel (PT), quando da nossa visita em Brasília, que muito bem nos acolheu e quando lá estivemos para tratar deste assunto. Às equipes da Secretaria de Obras, licitação e jurídico, que não mediram esforços para fazer todas as correções necessárias no processo com celeridade para chegar a esta assinatura de contrato agora”, frisou.

Segundo o prefeito Dr. Ivar, com a verba já destinada ao município será também possível executar mais duas grandes obras: a reconstrução da ponte da rua Maria Júlia, no Gagé, com valor prevista de 400 mil reais e a estabilização de encostas da rua Geraldo Gervão, no perímetro urbano da BR 482, no valor de  231 mil reais.

A Alfredo Elias Mafuz ficou comprometida após um grande desmoronamento em decorrência das chuvas do período de 2011/2012. Para realizar a obra a prefeitura viabilizou junto ao Governo Federal uma verba de mais de 3 milhões de reais para recuperação de áreas atingidas pelos desastres naturais  do ano passado.

O recurso será liberado em três parcelas e a primeira no valor de R$1.139.253,07 já está depositada na conta do município.