Festival de Bandas é sucesso pelo 31º ano em Conselheiro Lafaiete

965

Como manda a tradição o terceiro domingo do mês de setembro foi mais uma vez de encontro de bandas de música em Conselheiro Lafaiete.

A 31ª edição do Festival de Bandas de Conselheiro Lafaiete, aconteceu nesse dia 22, na praça Tiradentes, com apresentações  na praça Mário Rodrigues Pereira, próximo ao prédio da Prefeitura Municipal, ainda como parte das comemorações pelo aniversário da cidade. Conselheiro Lafaiete completou 223 anos no dia 19 de setembro. A data mereceu um “Parabéns pra você” entoado ao som de instrumentos e vozes das agremiações presentes

Na abertura do evento, todo tocaram juntos, na formação do tradicional Bandão. Foram 10 bandas no total.

 

Sociedade Musical Santa Cecília (Conselheiro Lafaiete)

Grêmio Musical 12 de Outubro (Conselheiro Lafaiete)

União Musical Nossa Sra. das Graças (Conselheiro Lafaiete)

Banda dos Aposentados Campo Alegre dos Carijós (Conselheiro Lafaiete)

Corporação Musical Municipal Sta. Matilde (Conselheiro Lafaiete)

Banda da Cultura Racional Universo em Desencanto (Conselheiro Lafaiete)

Corporação Musical Santa Cecília (Aracitaba)

Sociedade Artístico Musical Santo Antônio –SAMSA (Ouro Branco)

Corporação Musical Divino Espírito Santo (Lamim)

Corporação Musical Senhor Bom Jesus (Congonhas)

 

A administração municipal por meio da Secretaria Municipal de Cultura fez  entrega de honrarias, sendo homenageados: José Lincoln Moreira (In Memorian) e João Ambrósio Campos.

João Ambrósio Campos nasceu em Conselheiro Lafaiete no dia 29 de julho de 1942. Ingressou na música aos 16 anos na extinta Banda São João, sob a regência do Maestro Benedito Paulino. O sax-horn – instrumento harmônico de marcação – foi seu primeiro companheiro. Logo em seguida, recebeu de presente do pai João Amâncio Campos o instrumento que o tornou conhecido em nosso cenário musical: o trompete. Em 1962, a Corporação Musical Santa Matilde realizou seus primeiros ensaios e estreou, oficialmente uniformizada em 1963. Bituruna estava presente como único trompetista nesta primeira apresentação. Sua dedicação e experiência sempre estiveram à serviço de  corporações como o Grêmio Musical 12 de Outubro, Banda dos Aposentados e Banda da Cultura Racional.

José Lincoln Moreira nasceu na cidade de Senhora de Oliveira onde ainda criança começou a aprender música. Ganhou o apelido de Zé Pão, pelo fato de trabalhar em uma padaria em sua cidade natal. Veio para a cidade de Conselheiro Lafaiete ainda muito jovem para trabalhar. A primeira banda de música da qual participou em Lafaiete foi a Santa Matilde, também teve passagem pelas bandas de Nossa Senhora das Graças e Santa Cecília. Esteve à frente da Banda Santa Cecília de Queluzito por mais de 30 anos, onde regeu e formou vários músicos, na Banda da Santa Matilde de Conselheiro Lafaiete foi maestro por mais de dez anos onde também formou vários músicos, inclusive o atual maestro o jovem Judson. No dia 02 de março de 2007, Zé Pão fez sua última apresentação na cidade de Casa Grande com a dupla Edilon e Edimelo, na madrugada do dia 03 de março de 2007, sentiu-se mal e foi internado na Maternidade São José, onde faleceu às 16 horas.

Todas as agremiações receberam troféu de participação, entregues ao maestro ou maestrina da banda, e medalhas foram conferidas ao mais velho e mais novo integrante de cada grupo musical.

O 31º Festival de Bandas de Conselheiro Lafaiete foi encerrado com um almoço de confraternização entre maestros, maestrina, músicos e organizadores do evento.