Começa campanha de multivacinação

683

O setor de vacinação realiza a partir desta segunda-feira (19/08) uma campanha de multivacinação. De acordo com a enfermeira responsável pela imunização, Ana Paula Meireles Gonçalves, a campanha tem por principal objetivo atualizar o cartão de vacina de crianças e adultos. “Nós vamos abrir para todo o público, crianças, adultos, idosos, gestantes. E cada público vai ser contemplado com a vacina de acordo com a idade”, completou Ana Paula.

Além das vacinas que fazem parte do calendário indicado às crianças pelo Ministério da Saúde, também estarão disponíveis vacinas para os adultos. Os adultos que necessitarem podem receber a vacina dupla adulto contra difteria e tétano, também estará à disposição a tríplice viral, que evita caxumba, rubéola e sarampo, febre amarela e hepatite B, que teve sua faixa etária ampliada até a idade de 49 anos.

Ainda segundo Ana Paula quem não tiver o cartão de vacina não precisa deixar de procurar a vacina. Ela informa que “num primeiro momento é feita uma entrevista com a pessoa, a gente pergunta se lembra, se tem passado vacinal. Caso a pessoa não tenha, desconheça, nós vamos fazer o cartão e a pessoa pode ser vacinada”.

Para os grupos etários e público alvo determinados pelo Ministério da Saúde para receberem a  vacina contra a Gripe A e que ainda não tenham se vacinado, podem procurar os postos para a imunização. Os grupos prioritários para serem imunizados são pessoas acima de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de dois anos, trabalhadores dos serviços de saúde envolvidos no atendimento aos pacientes, gestantes, mulheres que tenham tido bebês (puérperas) até 45 dias após o parto, portadores de doenças crônicas.

Os interessados podem procurar os PSFs nos bairros e ainda a unidade vacinação, na avenida Pedro II, bairro São Sebastião, que funciona todos os dias. Já no próximo sábado, (24/ 08) os postos estarão abertos de 08:00 às 17:00 para ampliação da campanha. Moradores da zona rural também serão contemplados com a campanha por meio dos postos de saúde.