Praça do Cristo recebe muda de pau brasil

671

Já existe na Praça do Cristo em Lafaiete, uma muda da árvore símbolo do país. A Capaz – Confraria dos Artistas e Poetas pela Paz –  juntamente com a Academia de Ciência e Letras de Conselheiro Lafayette realizou na última quinta-feira, 15/08 o plantio de uma muda de Pau-Brasil na praça do Cristo.

O objetivo do plantio é manter a espécie da árvore considerada símbolo do Brasil, que corre risco de extinção. Foi o que informou o presidente regional da Capaz e diretor científico da Academia de Ciência e Letras e Conselheiro Lafayette, Dr. Carlos Reinaldo de Souza.

Segundo ele, a iniciativa é uma homenagem à cidade de Conselheiro Lafaiete ressaltando a importância de cultivar a memória da árvore que deu nome ao nosso país. “Não podemos permitir que a árvore-símbolo do nosso país desapareça”, frisou Dr. Carlos Reinado.

O presidente da Academia de Ciência e Letras de Conselheiro Lafayette, Douglas de Carvalho de Henriques destacou que a iniciativa também faz parte das comemorações dos 20 anos da entidade, e ressaltou  o plantio da árvore como um retorno às origens dos brasileiros.

O vice-prefeito, Darci Tavares acompanhou o plantio e parabenizou a todos pela iniciativa, reiterando o apoio do município em atos que possibilitam o plantio da espécie em outros locais da cidade. Também compareceram ao ato o deputado estadual, Glaycon Franco, o secretário municipal de Obras e Meio Ambiente, Túlio Dutra, o secretário-adjunto de Obras, Jackson Souza e o engenheiro agrônomo, Paulo Moraes.

Definição

Pau-Brasil é o nome genérico que se atribui a várias espécies de do gênero Caesalpinia presentes na região da Mata Atlântica brasileira. O nome de nosso país teve origem nesta árvore.

Características  

Uma das características mais importantes do Pau-Brasil é a madeira pesada com a presença interna de um extrato que gera uma espécie de tinta vermelha. Por ser de alta qualidade, a madeira desta árvore é muito usada na fabricação de instrumentos musicais como, por exemplo, violinos, harpas e violas.

Situação na época do descobrimento do Brasil  

A presença de Pau-Brasil na Mata Atlântica era muito grande até o século XVI. Porém, com a chegada dos portugueses ao Brasil teve início a extração predatória do Pau-Brasil. Os portugueses extraíam a madeira para vender no mercado europeu. A madeira era transformada em móveis, enquanto o extrato era usado na produção de corante vermelho.

Situação atual  

Atualmente, é baixa a presença de Pau-Brasil na Mata Atlântica. Inclusive, existe lei federal que considera crime o corte ilegal desta árvore.

Dia do Pau-Brasil

No dia 3 de maio comemora-se o Dia Nacional do Pau-Brasil.