A equipe reportagem do programa Terra de Minas, da Rede Globo de Televisão esteve na última segunda-feira 26/08 em Conselheiro Lafaiete. Para dar sequência à série de reportagens que conta a historia de antigos casarões de Minas Gerais a equipe visitou o Solar do Barão do Suaçuí, conhecido como “Castelinho”. No local foram gravadas entrevistas e imagens do casarão que se encontra em processo de restauração com projeto financiado pela MRS Logística.
O programa ainda não tem data para ir ao ar, mas, mas deverá reforçar a importância histórica do casarão para a cidade de Lafaiete. Foi que afirmou a secretária municipal de Cultura, Mauricéia Ferreira Maia, que acompanhou a equipe.
O Solar do Barão do Suaçuí foi um dos primeiros prédios erguidos no antigo Arraial Campo Alegre dos Carijós e residência do inconfidente Padre Fajardo. O local também foi residência do Barão de Suaçuí e abrigou as escolas Monsenhor Horta, Astor Viana e Inconfidência, além da antiga Faculdade de Comércio Exterior, Câmara Municipal e Fórum.
Após a restauração o Solar do Barão do Suaçuí, deverá se transformar em um múltiplo espaço cultural que vai abrigar uma biblioteca, um salão nobre para reuniões e salas para entidades culturais, lanchonete e espaço para eventos ao ar livre. A obra está prevista para ser entregue em abril de 2014.