No último sábado 29/06 a praça Tiradentes, em Conselheiro Lafaiete, foi palco do projeto Causos e Violas das Gerais, realizado pelo Sesc Minas, em parceria com o Sindcomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Conselheiro Lafaiete) e apoio da Secretaria Municipal de Cultura. Com uma programação voltada para toda a família o evento agradou o público que lotou a praça.
Entre as atrações houve a apresentação de Tadeu Martins, um dos maiores contadores de casos do Brasil. Citando as antigas Violas de Queluz o contador de causos lembrou do município como fabricante de violas por meio das famílias Meirelles e Salgado. “Esta é a cidade mais importante da viola em Minas e pode ser a mais importante do Brasil, mas isso depende do poder público”, comentou Tadeu Martins.
Além do contador de causos o evento também teve a apresentação dos violeiros Chico Almeida e Bilora, além do poeta Gonzaga Medeiros.
O Causo e Violas das Gerais é um projeto itinerante desenvolvido na capital e no interior desde 2003 somando mais de 200 apresentações com o objetivo de preservar, difundir e valorizar duas expressivas manifestações culturais do estado.