Em pouco mais de seis meses de governo a atual administração municipal entregou à comunidade na segunda-feira 08/07 as obras de recuperação da avenida Monsenhor Moreira, que ficou interditada por mais de um ano após o período chuvoso entre o fim de 2011 e início de 2012.
A construção do muro de gabião para contenção da encosta do rio Bananeiras foi a principal ação realizada na avenida, executada com recursos do Governo do Estado. Outras melhorias feitas na avenida Monsenhor Moreira, foram realizadas com recursos municipais, como a restauração da Praça do Trabalhador. Houve também o desassoreamento do leito do rio Bananeiras para aumentar a vasão das águas, evitando enchentes futuras e melhorias no trânsito.
O secretário municipal de Obras, Túlio Dutra, ressaltou que tão logo se iniciou a atual administração deu prioridade para resolver as questões burocráticas junto à Secretaria Estadual de Transportes e Obras Públicas (Setop) que se tornaram entraves às intervenções na avenida Monsenhor Moreira.
Já o prefeito Ivar de Almeida Cerqueira Neto agradeceu o apoio de todos que trabalharam para a concretização da obra e lembrou que em janeiro deste ano a prefeitura fez o desassoreamento de trechos do leito do rio Bananeiras para aumentar a vasão das águas, cujo volume cresce sensivelmente no período chuvoso. “Essas ações só se tornaram possível porque estamos alinhados, falando a mesma língua em prol da busca de soluções para os problemas da nossa cidade”, frisou o prefeito.
Antes e Depois
Trânsito
Com a liberação do trecho os motoristas que entram em Lafaiete pela BR 040, sentido região do bairro Areal, voltam a ter a opção para chegar ao centro da cidade. Também foi liberado o acesso a rua Marechal Floriano que estava bloqueado desde as chuvas de 2012, contribuindo para diminuir o trânsito no Viaduto Duartina de Nogueira sentido Centro. A opção é válida também para quem está se dirigindo para bairros como Cachoeira, Lourdes, Campo Alegre, Santa Efigênia, etc. Com a reabertura da avenida Monsenhor Moreira devolve a mobilidade urbana particularmente aos moradores dos bairros de Lourdes e Cachoeira, que não precisam mais passar pelo centro da cidade para chegar a suas residências.
O secretário de Defesa Social, Paulo Sarmento (que também é responsável pelo Departamento de Trânsito), explicou que a principal modificação no fluxo de veículos foi a eliminação do acesso direto á pista após a travessia sobre a linha férrea na rua Barreto, que oferecia perigo aos motoristas. Agora, o condutor que sair da rua Barreto deverá fazer uma conversão à direita e o retorno próximo ao viaduto do Areal para então seguir sentido bairro São Sebastião , diminuindo os riscos de acidente.