O Departamento de Controle de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde de Conselheiro Lafaiete, reinicia na próxima terça-feira, 19/08 nas comunidades rurais a campanha de prevenção à Doença de Chagas. Agentes de Endemias vão atuar no trabalho de vistoria nas comunidades rurais com o objetivo de verificar a existência ou não do barbeiro, inseto transmissor da Doença de Chagas. Geralmente é nas comunidades rurais que o barbeiro se adapta mais facilmente ao ambiente domiciliar.
De acordo com o supervisor de endemias da Secretaria Municipal de Saúde, José Elias de Souza, a campanha terá início na localidade de São Vicente, mas se estenderá para as outras comunidades rurais. O supervisor fez um apelo para que os moradores autorizem a vistoria dos agentes em suas propriedades.
José Elias deixou claro que não há registro de casos da doença no município. Caso seja detectada a existência de barbeiro em uma área o inseto é recolhido pelos agentes e levado para análise no Ponto de Informação de Triatomíneos, montado na própria comunidade.