O prefeito de Conselheiro Lafaiete, Ivar de Almeida Cerqueira Neto, sancionou no último dia 19/05 a lei que altera os anexos I e II da Lei Complementar nº 36 de 24 de maio de 2012 com o objetivo de readequar ao Plano de Cargos e Salários dos Profissionais da Educação, a carga horária e o valor dos vencimentos daqueles que atuam nos cargos de auxiliar de serviço educacional e auxiliar escolar. Houve redução da carga horária em alguns casos e adequação salarial.
Com a alteração, os funcionários da Secretaria Municipal de Educação (Semed), pertencentes ao quadro de servidores educacionais que trabalhavam 44 horas semanais passam a cumprir uma jornada de 40 horas. O salário destes profissionais que era inferior a um salário mínimo também foi readequado passando para R$ 700,00. Todo mês era necessária uma complementação para que estes trabalhadores atingissem o valor mínimo de um salário vigente no país.
Já os auxiliares escolares que também recebiam um salário inferior aos demais profissionais com a mesma escolaridade exigida para ocupar o cargo, passarão a receber o valor de acordo com os da mesma escolaridade.
De acordo com o coordenador do Departamento de Ação Pedagógica da Semed, Luciano Rodrigues dos Anjos, a lei já está em vigor e cerca de 180 trabalhadores que exercem a função de servidor educacional e outros 50 ocupantes do cargo de auxiliar escolar serão beneficiados e já receberão os novos valores no próximo pagamento. “Quero ressaltar que esta foi mais uma vitória dos servidores educacionais e aos poucos vamos readequando o Plano de Cargos de forma que beneficie a todos”, frisou Luciano.