Construção de fossas ecológicas poderá beneficiar comunidades rurais em Lafaiete

789

Um projeto pioneiro em Conselheiro Lafaiete desenvolvido pela administração municipal poderá amenizar a falta de saneamento básico nas comunidades rurais do município. A equipe que integra o Departamento de Agropecuária da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico trabalha na implantação de um projeto que prevê a construção do tanque de evapotranspiração em parceria com a EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) e Amalpa – (Associação dos Municípios do Alto Paraopeba).

fossa_2013_01

O projeto foi colocado em prática em uma residência na comunidade de São Vicente que está sendo contemplada com a implantação do primeiro sistema também conhecido como fossas ecológicas para o tratamento de águas negras (sanitário). De acordo com o gerente de Agropecuária, Tarcísio Policarpo Correia, a fossa tem uma durabilidade de aproximadamente 20 anos e para a construção do sistema foram reutilizados matérias como pneus usados e entulho de construção.
fossa_2013_02

O prefeito Ivar de Almeida Cerqueira Neto que conheceu o projeto modelo afirmou que a iniciativa é importante para a melhoria na qualidade de vida e que deve ser estendido para outras comunidades. Dr. Ivar também destacou o sistema como uma forma de preservar o meio ambiente e agradeceu o apoio da EMATER e da Amalpa pela parceria no projeto.

fossa_2013_03

Já o engenheiro agrônomo da Emater, Abel Ferreira Lima Filho que acompanha de perto todo o processo, reiterou que o projeto é pioneiro na cidade e destacou que a construção da fossa tem o aval da FEAM (Fundação Estadual de Meio Ambiente).