No período pré-carnaval a Secretaria da Saúde amplia as ações de prevenção à HIV/AIDS e Dengue para o setor de Atenção Básica. Desde 28/01 até esta sexta-feira 08/02, as unidades de PSF estarão realizando atividades alusivas aos cuidados com a saúde e prevenção de doenças, principalmente, as sexualmente transmissíveis.
Cada unidade realizará um tipo de ação com o único objetivo de orientar a população sobre os cuidados a serem tomados para se evitar a contaminação e também cuidados para evitar a proliferação do mosquito transmissor da Dengue, uma vez que, estamos em período de chuvas que apresenta maior risco neste caso.
Haverá distribuição de folders informativos, preservativos e palestras ministradas pelas enfermeiras das unidades. Os interessados poderão procurar um PSF mais próximo de sua residência para participar.
Ações pós-carnaval
Após o período do carnaval o Centro de Promoção da Saúde (CPS) dará continuidade à campanha com a realização da testagem para HIV/AIDS, Hepatite e Sífilis. Caso tenha um comportamento de risco durante a folia basta procurar o CPS e realizar os exames que são sigilosos e gratuitos. Antes da realização o usuário passa por um aconselhamento com um psicólogo. Em caso de alterações no resultado dos exames o acompanhamento inicia imediatamente. Sendo que os casos de HIV/AIDS e Hepatites são tratados no CPS e os casos de Sífilis são acompanhados pelo PSF.
A partir do mês de março de 2013 a Vigilância Epidemiológica reinicia o CTA itinerante que é um serviço do Centro de Testagem e aconselhamento que leva às unidades dos PSFs os exames oferecidos no CPS. Mais informações pelos telefones:
Vigilância Epidemiológica 3769-6021
CPS 3769-9054.