A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social esclarece quanto aos questionamentos sobre a População em Situação de Rua.

Há muito tempo que a comunidade de Conselheiro Lafaiete vem questionando sobre a presença de pessoas em situação de Rua na cidade. Observam que o número vem crescendo. Muitos se sentem incomodados pelas mais variadas formas. Alguns sentem pena, compaixão e não sabem como ajudar. Outros doam alimentos, roupas e calçados. Outros ainda se sentem incomodados, ameaçados e com medo. Não podemos negar que acima de todos os sentimentos existentes quanto às pessoas que estão em situação de rua, são seres humanos, que merecem apoio para resgatarem sua dignidade. Não podemos excluir ou fazer de conta que são invisíveis. É necessário conhecer a história de vida de cada um para assim traçarmos um plano de atendimento individual adequado.
Nesta última semana do mês de junho muitos fatos foram levantados e questionados, principalmente pela imprensa local que se vê no papel de apresentar uma resposta a população.
A Secretaria de Desenvolvimento Social através de seus vários programas desenvolvidos possui o Centro de Referência Especializado para população em Situação de Rua (Centro POP) que tem a finalidade de assegurar acompanhamento especializado com atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, resgate e fortalecimento ou construção de novos vínculos interpessoais e/ou familiares. Oferta atendimento técnico especializado e também oferta o serviço de abordagem social.
Atualmente são 45 pessoas em situação de rua. Dado este que sempre sofre alterações, uma vez que os usuários apresentam variações constantes.

O Centro Pop é uma preocupação frequente desde o início do ano, sendo realizada várias reuniões com o setor ao qual passou por mudanças em sua equipe técnica. Na segunda-feira dia 26, realizamos uma reunião entre a secretária de Desenvolvimento Social, o prefeito municipal, coordenadora do Centro POP, Guarda Municipal, Polícia Militar e Secretário de Defesa Social iniciando uma discussão em conjunto sobre a situação da População em Situação de Rua na nossa cidade. Discutimos sobre o Centro POP e a Casa de Passagem, mas vimos a importância de uma reunião com um grupo maior, pois, a situação é bem abrangente.

Como o próprio nome diz, é uma população que está em situação de rua. “Escolheram” a rua como sua morada e vão estar sempre mudando de localização. Tanto que alguns que se encontravam no adro da Matriz Nossa Senhora da Conceição tiveram a presença de seus familiares chamando-os para retornarem para suas casas, porém, os vínculos já estão tão fragilizados que não aceitaram. Preferiram continuar na situação de rua.

Marcamos então uma reunião para o dia 30 de junho no Fórum com a presença do poder Judiciário, Ministério Público, Prefeito Municipal e Vice, Secretários do Desenvolvimentos Social, Saúde e Defesa Social, Centro POP, Cap’s AD, Guarda Municipal, Poder Legislativo, Igreja, Polícia Militar, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Defensoria Pública, no intuito de juntos somarmos forças para ação que exige cautela e planejamento.
Foi uma reunião muito proveitosa que transcorreu durante toda a tarde devido ser um assunto complexo.
Numa conclusão final da reunião, o Centro Pop passará a ter o efetivo da Guarda Municipal diariamente e vamos aprimorar a triagem com os usuários, buscando uma melhor efetivação das ações ali desenvolvidas.

Algumas pessoas que se encontram em situação de rua realmente precisam do serviço do Centro POP, outras pessoas, infelizmente se infiltraram no meio e acabam apresentando atitudes e comportamentos de ameaça para a população, prejudicando o trabalho do Centro POP na efetivação de suas ações.

As discussões se deram em torno do Centro Pop e sua equipe que precisa trabalhar com segurança, para os usuários que também precisam de seus direitos garantidos e toda a comunidade vizinha e da cidade toda que precisam se sentir seguros e entender a necessidade de trabalhar com aqueles que por algum motivo se encontram morando nas ruas.

Quero que todos tenham conhecimento que a Secretaria de Desenvolvimento Social, o Prefeito Municipal, o Vice Prefeito e todo secretariado estão empenhado em fazer da cidade de Conselheiro Lafaiete uma cidade sempre mais acolhedora, em constante crescimento e respeitando todos que necessitam ter seus direitos sempre valorizados. Por isso, temos que planejar com sabedoria e cautela. Saibam que este é um assunto que já vem de administrações passadas. Não é de rápida e simples execução. Peço que tenham paciência, nos acompanhem e confiem que conseguiremos alcançar bons êxitos.

Magna Cupertino Carvalho
Secretária Municipal de Desenvolvimento Social.