A Secretaria Municipal de Saúde informa: Programa de Controle da Esquistossomose (PCE)

1197
0

O Programa de Controle da Esquistossomose (PCE) existe e é trabalhado no município há muitos anos.
O objetivo do Programa, que foi lançado pelo Ministério da Saúde em 1976, é orientar os municípios no sentido de controlar a doença, concentrando suas ações no diagnóstico e tratamento de pessoas infectadas em áreas endêmicas.
Para viabilizar o controle no nível local, o trabalho é desenvolvido da seguinte forma: os Agentes de Endemias (ACEs) visitam as casas do bairro onde estão trabalhando, explicando aos moradores como funciona o Programa e distribuindo recipientes para a coleta de fezes. No dia seguinte, eles retornam para recolher as amostras para análise. Caso alguém, por qualquer motivo, não tenha conseguido coletar amostra e entregá-la aos ACEs, uma nova coleta é realizada.
Os resultados das amostras positivas são encaminhados para as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), que entram em contato com o paciente para agendar uma consulta com um médico, que irá orientar e prescrever o tratamento.
Atualmente, a área do bairro Santa Maria está sendo trabalhada no município e, em maio, os trabalhos começarão no bairro Sion.
Pedimos à população que receba os ACEs para que possam realizar as ações de controle da Esquistossomose e outras verminoses da melhor forma possível no município.
Em caso de dúvidas, entre em contato pelo telefone 9 9239-3835.