Aberto em Lafaiete o Programa Saúde na Escola

Aconteceu na manhã de quarta-feira, 20/08, na Escola Municipal “Dr. Rui Pena – Caic”, em Conselheiro Lafaiete a abertura das atividades do Programa Saúde na Escola (PSE), desenvolvido pelas Secretarias Municipais de Saúde e Educação.

Programa_Saude _Escola_01

O programa acontecerá em 10 escolas municipais com o objetivo de contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. Outro objetivo é a integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população.

Entre as ações nas escolas estão a realização de oficinas com a participação de profissionais do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), avaliação oftalmológica e da saúde bucal, além de regularização das cadernetas de vacinação dos alunos.

Programa_Saude _Escola_02

Presente ao evento o prefeito, Ivar de Almeida Cerqueira Neto, destacou que o PSE reúne segmentos importantes para a sociedade como saúde, educação e desenvolvimento social. Segundo Dr. Ivar o programa é importante para os alunos na prevenção de doenças e no combate a injustiça social. “As atividades serão relevantes para que as crianças possam ter uma vida mais saudável. A prevenção é o melhor remédio”, disse o secretário municipal de Saúde, Wagner Costa Coelho.

O coordenador de Ações Pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação, Luciano Rodrigues dos Anjos, também prestigiou o evento e frisou que o programa, além do trabalho de prevenção à saúde, também contribui para a formação dos alunos. “Esse programa é uma forma de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos de amanhã, que são as nossas crianças”, frisou.

Programa_Saude _Escola_03

Também participaram da abertura, a diretora da Escola Municipal “Dr. Rui Pena”, Gisélia Viviane de Araújo, a analista educacional e coordenadora do Programa Saúde na Escola, Flávia Resende Gonzaga e a coordenadora do NASF, Márcia Abdalla, além das enfermeiras do PROVAB, Samma Cristine Rabelo Martins, Laura do Vale Resende e Rejane de Melo, professores e alunos.

Abaixo relação das escolas que serão contempladas com o Programa Saúde na Escola, conforme critérios prioritários do Programa.

Escola Municipal Jair Noronha
Escola Municipal José Aleixo
Escola Municipal José Castelões de Menezes
Escola Municipal José Castelões de Menezes (PRÉ-ESCOLA)