Abertura da 15ª Semana de Museus

marcador_paginainicialNa segunda-feira, 22 de maio, foi realizada a abertura da 15ª Semana Nacional dos Museus no Museu Antônio Perdigão. Com o tema: Trajes Queluzianos, a exposição apresenta diversos trajes antigos, fotos, artigos ligados a costura como máquinas e ferros de passar roupa e ainda uma exposição de desenhos do artista plástico Fernando Silva.
O Secretário de Cultura Geraldo Lafayette ressaltou a importância do tema lembrando que as roupas eram um instrumento de distinção social dos segmentos; o que se vestia no corpo estava ligado à condição social e à imagem que se queria passar.

Em sua fala o Prefeito Mário Marcus lembrou do saudoso Antônio Perdigão idealizador do museu e da sua fundamental contribuição para a memória e cultura lafaietense, observando que o próprio local é parte da história de Lafaiete uma vez que já foi a cadeia municipal e ressaltou que espera dar continuidade a projetos e exposições no espaço possibilitando a constante visitação por parte da população.
Para finalizar o Grupo Arerê realizou uma apresentação de dança e música, com a Sra. Eva Lúcia explicando o significado do vestuário na cultura afro.
A programação da Semana Nacional de museus prossegue de 23 a 31 de maio de 2017, e neste período a população poderá visitar gratuitamente a exposição, no horário de 09 às 18 h, e participar das palestras.
Confira a agenda:
23/05 – 14hs – Palestra – Sra. Avelina Noronha –“Contos e Encantos”
24/05 – 14hs – Palestra – Sra. Dulce Marcenes de Almeida – “Histórias e Memórias
25/05 – 14hs – Palestra – Sr. João Belavinha – “Histórias em imagens
26/05 – 14hs – Atividade Lúdica – Filipi Diaz – Aprendendo a Enxergar o Passado
29/05 – 14hs – Palestra – Sr.Célio Brás – “Histórias do Museu”
30/05 – 14hs – Palestra – Sra. Thaiza Dutra- “Histórias e Inclusão”

15ª SEMANA DE MUSEUS
A Semana é uma temporada cultural coordenada pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museu) que acontece todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio). E tem como objetivo:

• Promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros.
  • Aumentar o público visitante.
  • Intensificar a relação dos museus com a sociedade.

Tema
A cada ano, o Icom (Conselho Internacional de Museus) lança um tema diferente para a celebração dessa data, que é também o direcionador das atividades da Semana de Museus.
Para o ano de 2017 o tema nacional é “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”.