Ação de limpeza em terrenos baldios reforça combate ao Aedes aegypti e conscientização da população

101

O Departamento de Vigilância em Saúde, por meio da equipe de Agentes de Combate do Ponto de Apoio Cachoeira às Endemias, realizou nesta terça-feira, 19 de maio, uma importante ação de limpeza em terrenos baldios localizados no bairro Campo Alegre, com o objetivo de eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Durante a ação, foram recolhidos diversos materiais descartados irregularmente, como garrafas, recipientes plásticos, latas e outros objetos capazes de acumular água e favorecer a proliferação do mosquito. A iniciativa busca promover mais segurança e saúde para toda a população, especialmente diante das oscilações climáticas que formam ambiente propicio para proliferação do mosquito.

A Vigilância em Saúde reforça, no entanto, que a limpeza de terrenos particulares e o descarte correto do lixo domiciliar e comercial são responsabilidades dos proprietários dos mesmos. Os Agentes de Combate às Endemias realizarem tais ações de forma pontual, não sendo atribuição rotineira destes profissionais a realização de limpeza urbana ou recolhimento de resíduos descartados irregularmente.

O descarte inadequado de lixo em vias públicas, lotes vagos e áreas abertas representa risco direto à saúde coletiva, além de contribuir para a proliferação de insetos, animais peçonhentos e outros vetores de doenças.

A participação da comunidade é fundamental no enfrentamento à dengue e demais arboviroses. Pequenas atitudes fazem grande diferença, como acondicionar corretamente o lixo, evitar o descarte irregular de entulhos e manter quintais e terrenos limpos.

A Vigilância em Saúde destaca que o combate ao Aedes aegypti é uma responsabilidade compartilhada e que somente com o compromisso de toda a população será possível manter a cidade mais limpa, segura e protegida contra doenças.