Ações do CCZ de Lafaiete são apresentadas como modelos em Brasília

Acoes-CCZ_Lafaiete-em-Brasilia_04
Carla Sassi apresentou projetos do CCZ de Lafaiete.

Na última terça-feira, dia 11/08, a gerente de Vigilância Ambiental do município, Carla Sássi esteve na Câmara dos Deputados em Brasília apresentando as ações realizadas pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), de Conselheiro Lafaiete. Na Capital Federal, Carla Sássi participou de uma Audiência Pública que discutiu a possibilidade de a Câmara dos Deputados votar propostas que impedem a eutanásia de animais saudáveis e que cria a política de controle de natalidade de cães e gatos.

Acoes-CCZ_Lafaiete-em-Brasilia_02
Ativistas defenderam os animais em Brasília.

A proposta é defendida pela gerente, e por centenas de ativistas que participaram do encontro em Brasília. “O Projeto de Lei PL 3390/12 que proíbe a eutanásia de cães e gatos saudáveis pelos CCZ’s foi aprovada. Agora passará por mais duas comissões antes de ir para o Senado. A burocracia é gigante, mas se não nos organizamos e buscarmos soluções para aquilo que nos atormenta, nossos ideais ficaram apenas em sonhos”, afirma a veterinária.

Segundo Carla Sássi, o CCZ de Conselheiro Lafaiete é classificado como referência nacional por não praticar a eutanásia de cães e gatos saudáveis e pela realização ações como o recolhimento de cães e gatos, a feira de adoção de animais, em parceria com a ong ALPA (Associação Lafaietense de Proteção aos Animais) e o programa de castração “Quem ama castra”.

Acoes-CCZ_Lafaiete-em-Brasilia_01
Gabriela, Ricardo Tripoli e Carla Sassi.

O projeto “Mãos e Patas”, também foi apresentado em Brasília e foi classificado como pioneiro no país por utilizar cães do CCZ para atividades de pet terapia. Por meio do projeto, cães selecionados, saudáveis, dóceis e castrados são utilizados nas atividades com os idosos do Asilo Dr. Carlos Romeiro. “É gratificante apresentar o nosso trabalho na Câmara dos Deputados e ver que ele é modelo para atividades de todo o país”, frisou Carla Sássi.

Acoes-CCZ_Lafaiete-em-Brasilia_03
Carla, Laudivio Carvalho e Gabriela.

Também participaram da reunião Maria Gabriela Melo, secretária da ONG ALPA- Associação Lafaietense de Proteção aos Animais, os deputados federais Laudívio Carvalho e Ricardo Tripoli, Luisa Melo, ativista a favor dos direitos dos animais, entre outros.