Agentes de endemias de Lafaiete usam tablets em ações de combate à dengue

A Prefeitura de Lafaiete, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), equipou os Agentes Comunitários de Combate a Endemias (ACE) com tablets para auxiliar no combate à dengue. A iniciativa, teve início em dezembro de 2023 e visa agilizar o monitoramento das informações coletadas em campo e otimizar as ações de combate à doença.

Conforme o Gerente de Vigilância Epidemiológica, Diogo Dias, “na fase inicial, 14 tablets foram distribuídos, com 2 por equipe, para garantir a familiarização dos ACEs com o novo sistema e evitar a perda de dados. Desde então, o aplicativo utilizado nos tablets foi aprimorado com a colaboração dos próprios agentes, visando agilizar o preenchimento e corrigir falhas. A coordenação do setor tem acesso aos dados coletados em campo no mesmo dia, permitindo um monitoramento mais ágil e eficaz das ações.
A digitalização dos dados minimiza o risco de erros e garante a preservação das informações coletadas. Atualmente, são 85 ACEs no total e 69 utilizam tablets em seu trabalho. O uso dos dispositivos é monitorado continuamente para otimizar seu aproveitamento e garantir a eficiência das ações de combate à dengue.
Segundo o último Boletim Epidemiológico Arboviroses, Lafaiete registra 38.939 casos confirmados de dengue e 24 óbitos pela doença. Além disso, há 52 casos confirmados de Chikungunya pela SMS. A utilização de tablets pelos ACEs é um passo importante para modernizar os serviços de saúde pública e garantir um atendimento mais eficiente à população.
Fotos: Márcia Cristina (Supervisora de Endemias) e as agentes Rafaela Braga, Jokasta Queiroz, Ana Carolina Evangelista e Lucimar dos Santos.