Agentes de Saúde são homenageados pela passagem de seu dia

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação da Estratégia Saúde da Família (ESF) e EMMAP (Equipe Multidisciplinar de Matriciamento e Apoio à Atenção Primária em Saúde), realizou na segunda-feira (25/10) uma noite de homenagem aos agentes de saúde para marcar as comemorações do Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde. A ação foi realizada para parabenizar os agentes pelo seu dia e pelo excelente trabalho que é realizado junto à comunidade.
O evento aconteceu no Teatro Municipal e contou com a presença do Vice-Prefeito Dr. Marco Antônio, da – Secretária Municipal de Saúde Rita de Kássia, do Vereador Prof. Oswaldo Barbosa representando a Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete e a Vereadora Damires Rinarly, da Diretora da Atenção Básica Lysiane de Andrade, da Gerente da Atenção Básica Alessandra Gonçalves, da Coordenadora da Atenção Básica Camila Cristina Leão e do Coordenador da EMMAP Alan Pereira Da Silva.
Ao se pronunciarem durante a solenidade os presentes ressaltaram o valor do ACS e a importância do trabalho destes servidores na Atenção Básica do município. Ressaltaram que a realização da solenidade foi uma maneira de valorizar esses profissionais que desenvolvem um trabalho fundamental no setor de saúde do Município, onde realizam a visita domiciliar e conhecem a necessidade dos moradores de cada área e, desta forma, podem contribuir de forma efetiva para a promoção da saúde da população.
O Agente Comunitário de Saúde (ACS) é o profissional que ao ter o primeiro contato nas visitas domiciliares ouvem os relatos dos moradores, identificam os problemas e informam à equipe da Estratégia da Família, sendo um importante elo entre o SUS (Sistema Único de Saúde) e a comunidade.
Os ACS receberam certificados e brindes. O evento contou com a participação da Bailarina Helena e do músico Julinho Fernandes.