Agosto lilás, mês alusivo ao enfrentamento da violência contra a mulher

1287
0

O Agosto Lilás é uma campanha de mobilização sobre a violência contra a mulher. As ações visam estimular a conscientização do enfrentamento à violência, ampliando a divulgação da Lei Maria da Penha (lei Federal 11.340/06), que neste ano completa 16 anos.
O objetivo é sensibilizar a sociedade sobre a importância de difundir o conhecimento sobre o enfrentamento à violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de acolhimento e atendimento à mesma, bem como os meios para denúncia.
A definição de violência contra a mulher, em muitos casos, é entendida apenas como agressão física, no entanto, o conceito vai muito além. A Lei Maria da Penha prevê cinco tipos de violência doméstica e familiar contra a mulher: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial.
Conselheiro Lafaiete, desde 08 de março de 2022, conta com o serviço do CRM-Centro de Referência da mulher ‘Matilde da Silva Cruz’ – CRM, que foi uma grande conquista para o enfrentamento à violência contra a mulher e o atendimento e devida atenção à vítima de violência. Trata-se de um espaço de acolhimento/Atendimento psicológico, social, jurídico, de orientação e encaminhamento à mulher em situação de violência, que proporcionará o atendimento e o acolhimento necessários à superação da situação de violência ocorrida, contribuindo para o fortalecimento da mulher e o resgate da sua cidadania.
O CRM fica na Rua Orival Albuquerque, nº 26, bairro Campo Alegre. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 7 às 17h, Contatos pelo telefone (31) 99239-0758 ou e-mail: crm@conselheirolafaiete.mg.gov.br.
PROGRAMAÇÃO AGOSTO LILÁS
Roda de conversa no CRM
1ª Roda: 12/08/2022 – 11h: Roda Preventiva com as varredeiras.
2ª Roda: 19/08/2022. – 14:30: Mulheres em situação de violência e a agressão gerada pelo adoecimento de seus filhos com a participação da PPVD, EMMAP, CAPS, CREAS.
3ª Roda: 26/08/2022 – 14h: “Espiral ascendente da violência”
Dia “D” “Encerramento da Campanha Agosto Lilás – 30/08/2022 – 09 às 16 h no CRM, R. Orival Albuquerque, nº 26, Campo Alegre
Teremos palestras; oficinas de dramatização; artesanato em garrafas, confecção de rosa de papel crepom, sorteio de brindes”