Tendo em vista ao grande número de casos de cinomose em cães que estão ocorrendo em Lafaiete e região, o Centro de Controle de Zoonoses informa:
A cinomose é considerada a maior ameaça à saúde dos cães depois da raiva, apresentando alto índice de mortalidade. Não apresenta riscos para os humanos.
Porém, apesar desse prognóstico ruim, um cachorro com cinomose precisa receber tratamento médico veterinário o mais rápido possível, pois quanto mais cedo o veterinário puder medicá-lo, melhores as chances de sobrevivência.
Procure imediatamente o Médico Veterinário de sua confiança assim que perceber qualquer possível sintoma de cinomose. Entre esses sinais se incluem inicialmente apatia e perda de apetite (comuns também em várias outras doenças), mas também vômito, diarréia, tosse, respiração ofegante, corrimento nasal e secreção nos olhos. Em seu estágio mais avançado, a cinomose atinge o sistema nervoso do animal. Os sintomas se caracterizam por “tiques nervosos”, espasmos musculares, comportamentos estranhos, como andar em círculos, convulsões e coma.
A vacina contra raiva fornecida na campanha municipal, não protege contra a cinomose. A vacina que protege contra cinomose é conhecida como “múltipla, ou V6, ou V8, ou V10”. Os filhotes devem receber a primeira dose a partir de 45 dias, com mais dois reforços mensais (30 e 60 dias), somente após as 3 doses é que poderão sair para passear. Deverá ser realizado o reforço anual por toda a vida do animal.
A cinomose pode acometer animais de qualquer idade que não receberam as vacinas adequadamente. O vírus permanece no ambiente por vários dias, assim, não leve seu cão para passear caso não tenha sido vacinado por um Médico Veterinário nos últimos 6 meses.
Sempre que vier da rua ou de uma residência onde tenha um animal não vacinado, tenha o cuidado de retirar os sapatos e roupas antes de ter contato com seu cão, assim como lavar bem as mãos, pois muitas vezes nós mesmos levamos o vírus para dentro de casa.
LEMBRE-SE: APENAS O MÉDICO VETERINÁRIO É CAPACITADO PARA AVALIAR COM SEGURANÇA O MELHOR PARA SEU ANIMAL.
LEVE SEU CÃO A UM VETERINÁRIO DE SUA CONFIANÇA!
Carla Sássi Filipe Penha Tinoco
Gerente de Vig. Ambiental Médico Veterinário – CCZ