ALMG realizará Fórum Técnico Mobilidade Urbana em Conselheiro Lafaiete

Conselheiro Lafaiete recebe no próximo dia 18 de novembro o Fórum Técnico Mobilidade Urbana – Construindo Cidades Inteligentes  da Assembleia Legislativa de Minas Gerais – ALMG.

O fórum propõe um ciclo de debates em parceria com a sociedade, com o objetivo de colher sugestões sobre o uso do espaço público, especialmente em cidades com mais de 20 mil habitantes e sensibilizar autoridades e cidadãos da necessidade de se  fazer leis de mobilidade urbana. Estes municípios devem elaborar planos de mobilidade urbana até 2015 (Lei Federal 12.587, de 2012).

O encontro em Conselheiro Lafaiete será realizado no Auditório do Centro de Ensino Superior (CES-CL ), na rua Lopes Franco, 1001, B Carijós, a partir de 8h.

Oficina

A oficina é o momento de esclarecer dúvidas sobre os planos de mobilidade urbana, com os seguintes  temas:

• Conhecendo o município e suas demandas: o que os participantes esperam?
  • Construindo planos de mobilidade urbana: atribuições da prefeitura e da câmara; participação da sociedade; como captar recursos junto aos governos estadual e federal; qual será o apoio técnico; como deve ser a execução do plano; esclarecimentos sobre o Termo de Referência.
  • Integração do plano aos demais instrumentos de planejamento e por que fazer a previsão orçamentária.
  • Debates e esclarecimentos finais.

• 8 horas – Credenciamento
  • 8h30 – Abertura
  • 9 h30 – Planejamento Municipal e Mobilidade Urbana
    Palestrantes:
    Pedro Schultz Fonseca Batista – Superintendente de Planejamento e Gestão de Infraestrutura Urbana e Rural da Secretaria de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru).
    Paulo Afonso Sarmento – Secretário de Defesa Social de Conselheiro Lafaiete. Engenheiro Civil com especialização em Transportes.

Adriana Gomes do Nascimento
 – professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de São João Del-Rei. Doutora em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional
14 às 17 horas – Oficina – Construindo planos municipais de mobilidade urbana
Expositores
Pedro Schultz Fonseca Batista (Sedru).
Cintia Vale – pesquisadora Extensionista do Núcleo Jurídico de Políticas Públicas da PUC Minas.

As inscrições poderão ser feitas gratuitamente até quinta-feira 14 de novembro, online pelo link abaixo.

Clique no nome da cidade de Conselheiro Lafaiete e inscreva-se. Quem não tiver acesso a internet, poderá se inscrever via fax , com a  ficha de inscrição que deverá ser solicitada pelo telefone (31) 2108-7800.

Forum_Tecnico_Mobilidade_Urbana_01