Alunos concluem curso do Projovem Urbano em Lafaiete

Secret.Mun.Educacao_Vice-Prefeito_Darci-Tavares
Vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Darci Tavares.

Aconteceu na noite de terça-feira 12/05, no salão de eventos da Loja Maçônica Estrela de Queluz, em Conselheiro Lafaiete a formatura do Ensino Fundamental com qualificação profissional, dos alunos do Programa Projovem Urbano (Programa Nacional de Inclusão de Jovens), ministrado na Escola Municipal “Dr. Rui Pena”- CAIC.  O programa ofereceu gratuitamente o curso de capacitação através do arco ocupacional “Administração”, qualificando os alunos para atuarem nas funções de arquivador, almoxarife, contínuo – Office-boy/Office-girl, e auxiliar administrativo.

Participaram da solenidade o vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Darci Tavares e toda a equipe de coordenação do programa, além de educadores e familiares dos estudantes. Durante o evento o vice-presidente e secretário de Educação, Darci Tavares ressaltou a importância dos alunos seguirem em frente com os estudos visando o aprendizado e qualificação profissional e parabenizou os educadores e a equipe de coordenação pelo trabalho realizado durante o curso. Darci Tavares também destacou o projeto Plano de Ação Comunitária, desenvolvido durante o curso com ações voltadas para a seleção e destinação correta do lixo. Por meio desta ação os estudantes recolheram óleo de cozinha usado e produziram sabão ecológico, além de elaboraram uma cartilha sobre o assunto.

A coordenadora do Projovem Urbano, Cibele Barbalho enfatizou que a etapa já vencida pelos formandos será propulsora de novas conquistas. Segundo ela, o aprendizado adquirido durante o curso proporcionará aos alunos uma vida melhor com mais possibilidades e mais respeito diante da sociedade.

O programa

O Projovem Urbano é um programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação por meio de Convênio firmado com o Governo Federal. O programa atendeu os jovens com idade entre 18 e 29 anos sendo uma oportunidade para quem buscava a conclusão da primeira etapa da educação básica que é integrada à formação profissionalizante.

Durante o curso os estudantes receberam um benefício no valor de R$ 100 reais por mês vinculado à frequência escolar durante os 18 (dezoito) meses do programa, além de todos os livros didáticos, kit escolar e merenda de qualidade. A Secretaria Municipal de Educação cedeu o transporte escolar para os alunos que residiam a 03 Km de distância do núcleo. Atualmente o Projovem Urbano está sendo ministrado em um novo Núcleo que funciona na Escola Municipal “Prof. Luiz Carlos Gomes Beato” e conta com 200 alunos inscritos.