Aniversário da cidade é celebrado com muita música no 39º Festival de Bandas

A música tomou conta da Praça Tiradentes no domingo, 17 de setembro, com a realização do 39º Festival de Bandas, em comemoração ao aniversário da cidade de Conselheiro Lafaiete, que neste ano completa 233 anos.
A programação teve início com a recepção das bandas e a formação do “bandão”, união de todas as bandas, que sob a regência da Maestrina Édila Shirley, executou o Hino Nacional para o hasteamento dos pavilhões do Brasil, do Estado e do Município, com a participação do vice-prefeito Dr. Marco Antônio, do Secretário de Cultura Geraldo Lafayette e de Aurélio Tadeu da Silva, músico homenageado no festival deste ano.
Além do Hino Nacional Brasileiro, o “bandão”, apresentou também as músicas Óh, Minas Gerais, Capitão Caçula e os Parabéns em homenagem à cidade.
O vice-prefeito Dr. Marco Antônio cumprimentou e deu as boas-vindas aos músicos de Lafaiete e cidades vizinhas que vieram especialmente para o festival. Ressaltou a presença dos jovens nas bandas, como uma forma de garantia da continuidade desta belíssima e centenária tradição.
Em seguida, a Banda Centro Ó Fônico Arraiá do Povinho fez seu desfile e iniciaram-se as apresentações individuais no palco montado na Praça Tiradentes. Participaram do festival 16 bandas das cidades de Conselheiro Lafaiete, Congonhas, Ouro Branco, Belo Vale, Senhora de Oliveira, Lagoa Dourada, Piranga e Barbacena.
As apresentações do Festival de Bandas de Conselheiro Lafaiete, reconhecido como Patrimônio Cultural do município junto ao IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico), aconteceram durante todo a tarde de domingo encantando o público presente. Também no domingo, juntamente ao festival, aconteceu mais uma edição da feira de artesanato e mostra de dança do Studio de Danças Kenia Najmah
Para o Secretário de Cultura Geraldo Lafayette realizar o festival, além de homenagear a cidade, é uma forma de manter viva a tradição das bandas que fazem parte da história da música na cidade e de levar arte, cultura e lazer aos moradores e visitantes da cidade.
As comemorações de aniversário continuam com extensa programação. Confira e participe.
Dia 22/09, 17 horas – Avenida Telesforo Cândido de Resende
Inauguração Monumento Da terra brotam coisas