Aprender na melhor idade

730
0

O Centro de Referência do Idoso em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) está desenvolvendo em Conselheiro Lafaiete o projeto “Aprender na melhor idade”. O objetivo do projeto é proporcionar aos idosos analfabetos ou semianalfabetos a oportunidade de aprender a ler e a escrever como forma de inserção social e melhoria na autoestima dos mesmos.

Na parceria a Semed disponibilizou o trabalho da pedagoga, Sunaria Adriana Fernandes Rodrigues Braga, que ministra as aulas que estimulam o processo de inicialização à leitura e a escrita. De acordo com a pedagoga a previsão é que o curso dure 12 meses e ao final os participantes receberão certificado e se quiseram poderão dar continuidade aos estudos se ingressando no EJA (Educação de Jovens e Adultos), modalidade da educação básica também desenvolvida pela Semed.

A gerente psicossocial, Ana Paula Oliveira informou que para ingressar no projeto é necessário ter idade acima de 60 anos e se cadastrar no Centro de Referência do Idoso. Segundo ela, os idosos cadastrados também poderão participar de outras atividades como ginástica e oficina de memória, além de receber atendimento com nutricionista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, dentre outros serviços.

Atualmente 16 idosos participam do projeto e outras 14 já pleitearam a participação. As aulas acontecem no horário de 7 às 11h, às segundas, quartas, quintas e sextas-feiras e de 13 às 17h, às terças-feiras, no Centro de Referência do Idoso, situado à rua Quincas Alves, 353, bairro Museu. Interessados poderão obter mais informações pelo telefone 3769-2638.