Artesãos de Conselheiro Lafaiete receberam a carteira do Artesão, na manhã desta sexta-feira, 23/03, em cerimônia realizada no Solar do Barão do Suaçuí. A Carteira Nacional do Artesão é um instrumento importante de identificação e qualificação do artesão prevista na Lei do Artesão (Lei n° 13.180), publicada em 2015. A lei regulamenta a profissão de artesão, estabelece diretrizes para as políticas públicas dirigidas à categoria e define parâmetros para o exercício da atividade.
O evento contou com a presença do Prefeito Mário Marcus, o Deputado Estadual Glaycon Franco, O Subsecretário de Desenvolvimento Integrado (Seedif) e Coordenador do Mais Artesanato Pedro Leão, Secretário de Turismo e Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais Wadson Ribeiro, Secretário de Cultura de Conselheiro Lafaiete Geraldo Lafayette, o Ouvidor do Estado Fernando Máximo e o Presidente do Instituto Lisboa, Renato Lisboa.
Ao se pronunciar, Pedro Leão, Subsecretário da Seedif, destacou a importância do artesanato como atividade econômica no país e como instrumento de propagação da identidade cultural de nossas regiões, dos estados brasileiros. O subsecretário comentou ainda sobre os esforços do Deputado Glaycon Franco e o apoio incondicional do Prefeito Mário Marcus para que este momento se concretizasse trazendo este grande benefício aos artesãos de Conselheiro Lafaiete. Ele disse ainda que a Carteira do Artesão, visa formalizar a atividade profissional, que contribui para que o artesão busque mais qualificação, ampliação de seu mercado e melhoria das vendas, aumento desta forma sua renda. Além disso, o documento permitirá acesso a um conjunto de políticas públicas e a destinação de linhas de crédito para o artesão.
O Prefeito Mário Marcus iniciou seu pronunciamento enfatizando a alegria de poder participar deste momento de especial relevância para os artesãos de Conselheiro Lafaiete, pois ao assumir o governo do município encontrou a categoria dos artesãos sem nenhum apoio do poder público, inclusive na realização da feira que divulgada o artesanato de Lafaiete. Nesta ocasião cumpre mais um compromisso com o povo e a cultura local. Mário Marcus anunciou que na atual administração todos os espaços públicos poderão ser utilizados para exposição e vendas dos produtos dos artesãos. Falou ainda sobre outras ações que estão sendo desenvolvidas pela administração em prol da cultura como a recuperação de patrimônios públicos, como a reabertura do Teatro Municipal, reforma da casa do Artesanato e do Coreto, recuperação da fonte luminosa, entre outros. Finalizou reafirmando todo seu apoio ao artesanato e à cultura de nossa cidade.
Ao final da cerimônia houve a entrega das carteiras realizada pelas autoridades presentes.