Assinada a renovação do contrato com Copasa para prestação de serviço em Lafaiete

937

A prefeitura de Conselheiro Lafaiete e o Governo do Estado de Minas Gerais assinaram o termo de renovação do contrato com a Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) para a prestação de serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município por mais 30 anos. O ato de assinatura ocorreu na última terça-feira, 1º de julho, no Palácio Tiradentes, em Belo Horizonte com a presença do governador, Alberto Pinto Coelho, o prefeito, Ivar de Almeida Cerqueira Neto e o presidente da Copasa, Ricardo Simões.

Sem contrato desde 2009 as negociações para a renovação com a Copasa iniciaram ano passado. O processo teve a participação dos poderes Executivo e Legislativo, além da comunidade que pôde se manifestar por meio de audiência pública e de consulta pública da minuta do contrato.

O prefeito, Ivar de Almeida Cerqueira Neto frisou como principal ponto do novo contrato, a exigência do abastecimento de água potável e o esgotamento sanitário em 100% do município, incluindo as localidades de Almeidas, Buarque de Macedo, Gagé, São Gonçalo, Caeté, Mato Dentro, São Vicente, Joaquim Murtinho. Três Barras, Violeiros, Vargas, Rancho Novo e Alto da Varginha. O novo contrato também beneficia locais onde o fornecimento é feito por meio de caminhão-pipa como é o caso do bairro Jardim Europa. Ao todo serão investidos cerca de R$ 30 milhões.

Ainda segundo Dr. Ivar o contrato prevê a eliminação do mau-cheiro na ETE Bananeiras Além disso, a Copasa terá que comunicar ao município a realização de obras construção ou manutenção em vias públicas, tendo a empresa o prazo máximo de 48 horas após a conclusão do serviço para recompor o asfalto ou calçamento caso haja necessidade deixando o local em boas condições para o trânsito de veículos e pedestres.

Outra conquista é com relação a fiscalização dos serviços prestados pela Copasa que atualmente é feito pela Agência Reguladora de Água e Esgoto (Asai), órgão ligado ao Governo do Estado. “A fiscalização também será feita pelo município que poderá aplicar multas caso a Copasa comenta alguma infração dentro dos termos do contrato”, explicou o prefeito.

Também participaram da solenidade o presidente a Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete, José Ricardo Sírio e os vereadores João Paulo Fernandes Resende e José Boaventura Celestino, além do subprocurador do município, José Luiz Gonçalves da Cruz e o secretário de planejamento, Luiz Carlos de Cerqueira. Do Governo do Estado estiveram presentes o secretário de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais, Raimundo Benoni e o secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, Eduardo Prates Octaviani Bernis.