Atenção redobrada no período chuvoso

A Defesa Civil de Conselheiro Lafaiete está em alerta para os riscos decorrentes das chuvas que estão previstas para a região central do estado. Já há muito tempo, as áreas de instabilidade vêm sendo identificadas e monitoradas o que facilita no caso de necessidade de uma atitude emergencial.
Na cidade de Conselheiro Lafaiete existem 32 pontos de monitoramentos, distribuídos em 19 pontos sujeito a movimentação de massa, 5 pontos sujeitos a inundação e 8 pontos sujeitos a alagamento, para ter acesso as esses pontos basta acessar o site da Defesa Civil Municipal através do link https://defesacivilcl.wixsite.com/defesacivillafaiete, e a cessar a aba download para verificar a setorização de risco, bem como o plano de contingência para o período chuvoso 2022/2023.
Nosso período chuvoso se iniciou em outubro de 2022 e se entende até o final de março de 2023, sendo que já foram registrados índices pluviométricos acima do esperado.
A Defesa Civil conta para esse monitoramento com 7 pluviômetros localizados em pontos estratégicos e 1 estação hidrológica que mede o nível do Rio Bananeiras em tempo real, e podem ser acessados através do nosso site através da aba Pagina Inicial.
Diariamente a cidade é percorrida e são monitoradas possíveis ameaças que identificadas são repassadas aos setores responsáveis.
A orientação para a população é que pratique a autoproteção e em caso de fortes chuvas que se abriguem em local seguro, principalmente a população que mora em áreas de risco. Na incidência de enxurradas, inundações e alagamentos não tente atravessar ou transpor esses locais, pois podem ser arrastados ou caírem em alguma cratera que tenha se aberto, levando ao risco de afogamento. Mantenha-se informado através dos alertas emitidos pela Defesa Civil cadastrando o telefone, basta enviar um SMS para o número 40199 com o CEP de sua região para receber alertas da defesa civil.
Para dúvidas, orientações e sugestões entre em contato com a Defesa Civil Municipal pelo telefone 31-99239 2965.Em caso de emergência também pode acionar o Corpo de Bombeiros Militar através do telefone 193.