Atividades vão marcar implantação da Coleta Diferenciada em Lafaiete

Planejamento-Convite-ColetaDiferenciada-297x420mm

Uma grande ação de mobilização está sendo montada pela prefeitura de Conselheiro Lafaiete para a implantação da Coleta Diferenciada de Resíduo Sólido Urbano, no bairro Santa Matilde. A ação acontecerá nesta sexta-feira, 20/11, na praça de eventos da paróquia do Bom Pastor, de 08h as 17h, com várias atividades visando conscientizar e orientar a população sobre a importância de cada morador do bairro fazer sua parte no processo da coleta diferenciada.

Estão programadas durante todo o dia apresentações artísticas, oficinas e palestras. O evento também contará com a peça teatral “Os quatro elementos” com a participação dos alunos do 3º ano da Escola Municipal “Marechal Deodoro da Fonseca”, além da apresentação do grupo LESMA, com participação do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Também estão programadas apresentações artísticas dos usuários do CRAS com a participação de Núbia Antonucci e da professora de dança Kênia Najmah, além do musical “É preciso reclamar” com estudantes do 4º ano da Escola Municipal “Marechal Deodoro da Fonseca”.

Vários stands serão montados com empresas e entidades que estarão atuando nesta ação de conscientização e ensino. Entre elas a Recóleo (com orientação sobre descarte correto do óleo de cozinha), ARPA (Associação Regional de Proteção Ambiental), Ecotres (Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos), Ecovia Tratamento e Valorização de Resíduos. Também haverá oficineiros ensinado, gratuitamente, como preparar alimentação alternativa e reciclagem de produtos. Para participar das oficinas é necessário fazer a inscrição no local do evento. Serão 12 vagas em cada oficina que acontecerão ás 9h30 e 14h30.

O projeto

No começo do ano, a Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM) anunciou apoio para a implantação da coleta seletiva em apenas 15 municípios mineiros, por meio de auxílio técnico do Governo do Estado. Lafaiete foi selecionada ao preencher uma série de critérios estabelecidos no Plano Estadual de Coleta Seletiva (PECS). Assim a Fundação Israel Pinheiro, parceira da Feam no programa, passou a oferecer apoio técnico ao munícipio na elaboração de um cronograma e um plano de ações que foram desenvolvidos pela prefeitura.

A coleta diferenciada será implantada como piloto no bairro Santa Matilde. A coleta dos resíduos recicláveis será feita no bairro às sextas-feiras durante todo o dia pela Asmarcol (Associação de dos Catadores de Materiais Reciclados de Conselheiro Lafaiete). Já o resíduo úmido continuará sendo recolhido pela empresa responsável pelo serviço de limpeza urbana às terças e quintas-feiras, no período noturno e aos sábados à tarde.

Parceiros

Além da Fundação Israel Pinheiro a implantação da Coleta Diferenciada conta com os seguintes parceiros: ARPA (Associação regional de Proteção Ambiental), ASMARCOL (Associação dos Catadores de Material Reciclável de Conselheiro Lafaiete), CEBRAC, Ecotres, EcoVia, FASAR, Feira & Arte Lafaiete, Fundação Israel Pinheiro, Hélen Spínola Paisagismo, Localix, Morro Velho Plantas, Movimento das Águas, Polícia Militar de Minas Gerais, Recóleo, Supermercado Brasil e TetraPak.