Aula inaugural marca início das atividades dos cursos do Pronatec em Lafaiete

Aconteceu na noite desta terça-feira 10/12, no auditório do Centro de Ensino Superior de Conselheiro Lafaiete a aula inaugural dos cursos técnicos em agropecuária, segurança do trabalho, logística, mecânica, eletrônica e eletrotécnica. Os cursos fazem parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), criado em outubro de 2011 pelo Governo Federal.

Em Conselheiro Lafaiete o Pronatec está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), beneficiando cerca de 300 alunos. Os cursos serão ministrados inicialmente na Escola Municipal “Doriol Beato” e a partir de fevereiro de 2014 as aulas passarão para a Escola Municipal “Napoleão Reis” e para a Escola Técnica “Os Padres do Trabalho”.

A solenidade que marcou o início das atividades contou com a presença do prefeito, Ivar de Almeida Cerqueira Neto; do coordenador de ação pedagógica da Semed, Luciano Rodrigues dos Anjos; do coordenador adjunto do Pronatec, Luiz Roque Ferreira; da interlocutora do Pronatec no município, Andréa de Souza Santos e do representante dos supervisores de curso, Luís Rafael Vittoreti.

Em seu discurso o prefeito ressaltou o trabalho da administração municipal para que Conselheiro Lafaiete fosse contemplada no Pronatec. Dr. Ivar agradeceu a congregação “Os Padres do Trabalho”, que cedeu as dependências da escola técnica, no bairro São Dimas, onde as aulas serão ministradas,  possibilitando maior eficiência na realização dos cursos. Dr. Ivar também frisou o esforço da administração municipal para que Conselheiro Lafaiete tenha um campus do IFMG, avançando para a implantação do ensino superior federal na cidade.

O coordenador adjunto do Pronatec, Luiz Roque Ferreira reconheceu o esforço da administração municipal na efetivação dos cursos. O coordenador agradeceu a todos que contribuíram para o momento “importante para o município”.

Já o coordenador de ação pedagógica da Semed, Luciano Rodrigues dos Anjos, afirmou que a implantação dos cursos se deu por meio de uma luta incansável. O coordenador frisou ainda que o município está evidando todos os esforços que Conselheiro Lafaiete tenha um campus da IFMG promovendo ensino de eficiência e qualidade.

O Pronatec tem como principal objetivo a ampliação das oportunidades educacionais dos trabalhadores por meio da qualificação profissional.