Aula inaugural marca início de cursos de qualificação no Sine

621

Aconteceu nesta segunda-feira 23/09, no auditório da Secretaria Municipal de Educação a aula inaugural dos cursos de qualificação profissional em mecânica de manutenção de máquinas industriais e eletricista de manutenção em geral,  oferecidos pelo Sine (Sistema Nacional de Emprego), de Conselheiro Lafaiete em parceria com a Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego com recursos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador).

Participaram da aula inaugural o vice-prefeito e secretário de Educação, Darci Tavares, que representou o prefeito Ivar de Almeida Cerqueira Neto; a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Zilda Helena dos Santos Vieira; os vereadores  Pedro Américo de Almeida e Washington Fernando Bandeira; a gerente do Sine, Flávia Teixeira do Carmo Silva; o juiz de direito da 2ª vara criminal e execuções penais da comarca de Conselheiro Lafaiete, Dr. Paulo Roberto da Silva; além do coordenador dos cursos de qualificação profissionalizante do Sindicato Metalúrgico de Ouro Branco, Afrânio José Guedes Filho. Também estiveram presentes a coordenadora de recursos humanos da Namisa (Nacional Minérios S/A), Carla Antônia de Oliveira; a coordenadora de recursos humanos da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), Luciana de Fátima Ferreira e o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social e do Conselho do Idoso, Sebastião Maurício de Oliveira.

O vice-prefeito e secretário de Educação, Darci Tavares, ressaltou a realização dos cursos como importante para que as empresas da região possam aproveitar a mão-de-obra existente na cidade. Segundo ele, antes mesmo de iniciar os cursos, empresas já manifestaram interesse em contratar os profissionais. “Os cursos também promovem a inserção social daqueles que buscam uma oportunidade de emprego”, frisou Darci Tavares.

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Zilda Helena dos Santos Vieira, deu as boas vindas aos alunos e afirmou que a administração municipal não medirá esforços para a promoção de cursos de qualificação profissional. A secretária também destacou o papel do Sine como meio de inserção no mercado de trabalho.

Satisfeito com a oportunidade, o aluno, Adriano Rodrigues Porto, residente no distrito de Buarque de Macedo, espera ter uma oportunidade em uma empresa ao final do curso de mecânica. “Estou batalhando para ser contratado por uma empresa. Esse é o meu objetivo”, frisou o aluno.

Os cursos são gratuitos e serão ministrados na Escola Municipal “Professor Luiz Carlos Gomes Beato”, pelo Sindicato Metalúrgico de Ouro Branco e Região, beneficiando 50 alunos visando atender a demanda das empresas CSN, Namisa e Mason Equipamentos.