Aumento no número de casos de Covid-19 acende um alerta na saúde

Após um recuo significativo nos casos de Covid-19 em todo o país, o que sinalizou para muitas pessoas a proximidade do fim da pandemia, o setor de saúde volta a registrar aumento gradativo das ocorrências. Nos primeiros dias deste ano, até dia 19, em Lafaiete já foram registrados 1.066 casos, um aumento importante se consideramos que em todo o mês de janeiro de 2021, no pico da pandemia, foram registrados 1.056 casos.
Avaliando a situação mais amplamente percebe-se que nos últimos seis meses do ano passado houve queda gradativa de ocorrências, sendo registrado em julho 810 casos, agosto fechou com 690, setembro 524, outubro 158, novembro com 54 e em dezembro 50. Assim, os números de janeiro deste ano representam 46,84% do total de casos que tivemos no último semestre de 2021.
O boletim de quarta-feira (19/01) foi o mais alto deste ano somando mais 145 novos casos. Com os novos números, Lafaiete soma mais de 17 mil casos ocorridos e 289 óbitos, desde o início da pandemia em 2020.
Os novos índices acenderam um alerta para a saúde e na manhã desta quinta-feira (20/01) foi realizada reunião do Comitê Municipal de Enfrentamento a Covid-19 para avaliar os dados, sendo definido que novos protocolos sanitários devem ser criados para a continuidade do enfrentamento à pandemia, que ainda não acabou.
O Prefeito Mário Marcus, que participou da reunião, ressalta que a administração municipal está acompanhando de perto a evolução dos casos e a situação. Ele destacou que para que a situação não se agrave é fundamental que as pessoas fiquem atentas aos cuidados. “Pedimos que a população intensifique os cuidados, pois a pandemia ainda não acabou, então, precisamos continuar seguindo as orientações. É muito importante que todos tenham responsabilidade e sigam os protocolos sanitários, que façam o uso constante e correto de máscara, mantenham distanciamento, evitem aglomerações, higienizem as mãos e os ambientes e se vacinem. Só com estes cuidados, vamos conseguir controlar a pandemia”. O Prefeito disse ainda que a administração municipal adotará todas as medidas necessárias para evitar colapso no setor de saúde e agravamento da situação, visando proteger a saúde e a vida dos cidadãos lafaietenses.