Balanço positivo no combate à Febre Amarela

marcador_paginainicialA Secretaria de Saúde registra resultado positivo no combate à Febre Amarela após intenso trabalho realizado no município. Com as ações o município já registra o índice de 98% de cobertura vacinal, acima do ideal preconizado pelo Ministério da Saúde que é de 95%. O objetivo do município é atingir 100%, mas devido às muitas recusas de moradores em receber as equipes ainda não foi possível alcançar este índice.
Após decretado estado de emergência em 09/02, a Secretaria de Saúde intensificou as ações. Durante todo carnaval, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, uma equipe atuou conferindo cartões e aplicando a vacina contra a doença. Essa ação se estendeu até a quarta-feira de cinzas dia 14/02.
Em continuidade às ações, já na quinta-feira, 15/02, iniciou-se o trabalho de varredura em todas as unidades de saúde da zona urbana e rural. Essa ação consistiu na conferência de cartões, casa a casa, e quando necessário a aplicação da vacina. Para atender a toda a população no período de 15 a 23/02 as unidades da zona urbana tiveram seu horário de trabalho estendido até as 19h durante a semana e também aos sábados, quando as equipes dos PSFs atuaram de porta a porta buscando a população ainda não vacinada.
Ainda nos dias 5 e 6/03 foi realizada ação noturna, de 18 as 21h, com o objetivo de retornar às casas que durante o dia estavam fechadas e, ainda, poder oferecer a vacina às pessoas que trabalham durante o dia e não tiveram oportunidade de procurar a unidade de saúde para se vacinar. Até esta data a maioria das unidades já terminaram o processo de varredura e outras estão finalizando, inclusive foram realizados até três retornos nas casas encontradas fechadas.
A Secretaria de Saúde, ressalta a relevância do trabalho das equipes e agradece a dedicação e empenho de todos os profissionais envolvidos na realização dessas ações e a todos os munícipes que colaboraram para que ela pudesse acontecer.
Para aqueles que ainda não se imunizaram ou não possuem cartão que comprovem a dose aplicada, procurem a unidade de saúde mais próxima de sua residência ou até mesmo a unidade central para se informar. A vacina está disponível em todas as unidades de saúde.
A Gerência de Vigilância Epidemiológica informa que até o momento em Conselheiro Lafaiete foram registrados 13 casos suspeitos, sendo que 6 casos já confirmados e dentre eles 1 óbito, 1 caso descartado, e os outros aguardam por exames.
Somente a vacina pode proteger contra a doença, Vacine-se.