BOLETIM INFORMATIVO ANUAL EPIDEMIOLÓGICO DE SÍFILIS DE CONSELHEIRO LAFAIETE – 2022

723
0

A Sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária).

A transmissão da sífilis se dá principalmente por relações sexuais, ou ainda, no caso da sífilis congênita, por via vertical da gestante para o filho.

Essa última é uma das formas mais graves, pois pode causar má formação no feto. Os efeitos incluem alterações ósseas, surdez neurológica, dificuldades no aprendizado e retardo mental.

A Sífilis se previamente diagnosticada e adequadamente tratada não leva a qualquer alteração ou disfunção, mas se ignorada pode levar a sequelas.
✅ O diagnóstico e o tratamento é garantido pelo SUS.
➡️ Em Conselheiro Lafaiete o teste rápido de sífilis está disponível Centro de Testagem e Aconselhamento – Centro de Promoção da Saúde – que oferta também testes para identificação da contaminação do HIV e das Hepatites B e C.
TESTES RÁPIDOS REALIZADOS: 543
CASOS DE SÍFILIS ADQUIRIDA: 240
CASOS DE SÍFILIS CONGÊNITA EM MENORES DE UM ANO: 21

Fonte: SAE/CTA – SINAN – SMS de 2022 Período de Jan a Set de 2022 *Dados parciais sujeito a alteração e revisão apurados em 20/10/2022
Todos gratuitos e sigilosos. Não fique na dúvida. Faça o teste. Teste! Trate! Cure!
Ligue e agende já o seu teste: 99239-3409