Campanha “Eu Curto Lafaiete” tem foco no trânsito em Setembro

Campanha_Eu-Curto-Lafaiete_Transito-em-Setembro_01Conselheiro Lafaiete tem uma frota de quase 70 mil veículos. Último levantamento do Departamento Municipal de Trânsito afirma que são exatos 69.580; dos quais 15.278 são motos. Por isso, é necessário que cada um faça sua parte para uma convivência mais cidadã e cordial entre condutores e pedestres. Com este foco a campanha de incentivo à cidadania “Eu Curto Lafaiete” inicia o mês de setembro focado no trânsito.

O objetivo é incentivar o cidadão a assumir sua parcela de responsabilidade em ações de conscientização, boas maneiras, gentileza e principalmente de respeito às leis de trânsito, mudando comportamento quando necessário ou sendo multiplicador diante de quem precisa ainda ser orientado.

No Brasil, as estatísticas são assustadoras. Pesquisas e dados apontam que morrem mais pessoas vítimas de acidentes de trânsito do que de doenças graves, por exemplo, de câncer. A maioria desses acidentes está relacionada com infrações cometidas pelos motoristas/motociclistas e até pelos pedestres, em consequência de atos simples que poderiam ser evitados, como: Uso do celular com o veículo em movimento; dirigir alcoolizado; não utilização do cinto de segurança e desrespeito ou o desconhecimento da sinalização do trânsito.

Eu Curto Lafaiete

Campanha_Eu-Curto-Lafaiete_Transito-em-Setembro_02Durante o mês de setembro a campanha, que ganha adeptos em vários segmentos, estará nas ruas auxiliando motoristas e principalmente pedestres em ações simples, que podem salvar vidas. Parceiros como os integrantes do grupo de oração “Amigos Devotos do Sagrado Coração de Jesus” e de cubes de serviços como Lions e Rotary farão orientação sobre trânsito em pontos estratégicos, como próximo à rodoviária, ao lado do prédio do antigo fórum, próximo ao Solar Barão do Suaçuí, entre outros. Inicialmente o foco é conscientizar o pedestre a usar a faixa evitando atropelamentos. As ações terão orientação do Departamento Municipal de Trânsito (DMT).

Outra atividade da campanha no mês é uma ação em que motoristas serão convidados a colar em seus carros adesivos com dizeres alusivos ao trânsito.

Prevista na Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997 – Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional de Trânsito é comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro. Para o período o DMT programa diversas ações com a finalidade de conscientizar a sociedade da importância de mudança de postura como esforço para a redução de acidentes.

Material

A campanha “Eu Curto Lafaiete” está sendo desenvolvida com material de divulgação como adesivos para veículos e ambientes comerciais, além de material para rede social. Qualquer cidadão que queira este material, gratuitamente pode entrar em contato por meio do telefone 3769-2532 e email imprensa@conselheirolafaiete.mg.gov.br.