Em 27 de novembro comemora-se o Dia Nacional do Combate ao Câncer. Em Lafaiete a Gerência de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde vai realizar neste dia palestra sobre Estomatologia, direcionada aos profissionais de saúde que atuam na Rede de Atenção Básica do município (dentistas, enfermeiros, fonoaudiólogos e médicos). O palestrante, Fabrício Tinôco Alvim de Souza, irá falar sobre o Câncer de Boca: a doença, os tipos, hábitos, tratamento e a importância do profissional de Estomatologia na área da Odontologia.
A doença
O câncer de boca é uma doença, muitas vezes silenciosa, que acomete mais de 14 mil brasileiros por ano. Os principais hábitos relacionados ao desenvolvimento desse câncer são o uso do tabaco (cigarros de palha, industrial, charutos e o fumo mascado) e o uso excessivo de bebidas alcóolicas. Entretanto, mesmo não possuindo fatores de risco, algumas pessoas podem desenvolver a doença por fatores genéticos. A demora na identificação e tratamento do tumor pode levar a morte.
Apesar de ser uma doença grave, os sintomas iniciais, na maioria das vezes, são quase imperceptíveis. Por isso é importante à realização do autoexame da boca. Esse exame é simples e deve ser realizado pela própria pessoa em frente a um espelho com boa iluminação, observando a presença de manchas brancas ou vermelhas, machucados (ulcerações) ou alterações de volume (nódulos) em todas regiões da boca: lábios, bochechas, gengivas, língua, assoalho (embaixo da língua), palato (céu da boca). A língua e o assoalho são os locais em que mais ocorrem a lesão. Observada qualquer alteração, deve-se procurar um profissional, dentista especialista em Estomatologia, capacitado para realizar o diagnóstico correto das doenças bucais. A identificação e o tratamento precoce do câncer de boca é o principal fator para cura do paciente.
Em Lafaiete a prefeitura disponibiliza atendimento para o diagnóstico das lesões de boca no Centro de Especialidades Odontológicas. Para ter acesso ao serviço, o paciente deverá ser referenciado por meio da Atenção Básica, ou seja, em consulta no PSF de seu bairro, caso seja detectada a necessidade de avaliação pelo profissional de Estomatologia o paciente será encaminhado para o Centro de Especialidades Odontológicas, que funciona à Rua José Domingos Alves Baêta, com entrada pelo estacionamento da policlínica municipal.
O palestrante
Fabrício Tinôco Alvim de Souza.
Cirurgião-dentista.
Especialista e mestre em Estomatologia.
Doutorando em Medicina Molecular- UFMG.