Casa de Cultura Gabriela Mendonça, mais um patrimônio recuperado, foi entregue à população pela Prefeitura de Conselheiro Lafaiete

Em clima de festa e com expressiva presença de autoridades, convidados, grupos artísticos e culturais da cidade e região, aconteceu a cerimônia de entrega da restauração da Casa de Cultura Gabriela Mendonça, importante exemplar do Patrimônio Histórico construído no século XVII.
O trabalho, que teve início em março de 2021, foi a primeira restauração feita no casarão. A antiga edificação passou por uma completa restauração e modernização das instalações, sendo o recurso oriundo de TAC firmado entre o Ministério Público e a Copasa. A obra contemplou a reforma estrutural arquitetônica com a preservação das características originais, respeitando o bem histórico e cultural que voltou a ser aberto ao público.
A cerimônia contou com a presença do Secretário de Cultura Geraldo Lafayette, o Promotor de Justiça Dr. Glauco Peregrino, o Presidente da Câmara Vereador Prof. Oswaldo Barbosa e representantes da família da Professora Gabriela Mendonça.
O Prefeito Mário Marcus, ao se pronunciar, ressaltou a emoção e gratidão por este momento. Ele destacou a importância da presevação dos bens históricos e culturais da cidade e anunciou a recuperação de outros patrimônios.“É mais uma importante conquista para a cultura local, mais um patrimônio histórico recuperado, dentre tantos outros já entregues à população nesta gestão, uma forma de manter viva parte de nossa história, arquitetura e nossa tradição cultural”. Ele falou sobre cerimônias que posteriormente serão realizadas na Casa de Cultura a fim de homenagear personalidades importantes que fizeram parte da história de nossa cidade.
Na ocasião foi aberta a galeria de arte da Casa de Cultura, com aos obras do artista Eli Rodrigues Pereira com a exposição “O são nosso de cada dia”.
Durante a solenidade o mestre ceramista Rosemir, produziu uma peça de cerâmica Saramenha, técnica de origem portuguesa e tradição familiar que o artista mantém. Também estão expostos trabalhos feitos pelas artesãs da Casa de Artesanato de Conselheiro Lafaiete.
A Casa de Cultura está aberta à visitação e na noite desta sexta-feira, 16/09, será realizada a apresentação da Orquestra de Violas, marcando as comemorações do aniversário da cidade, que neste ano completa 232 anos de emancipação política. E no domingo, 18/09, a partir das 8 horas, as comemorações continuam com o tradicional Festival de Bandas, que acontecerá na Praça Tiradentes.