CCZ de Lafaiete é destruído por incêndio

Um incêndio ocorrido na noite de terça-feira 09/09 destruiu o prédio onde funciona o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), à rua Pedro Camargo, 241, no bairro São Sebastião, em Conselheiro Lafaiete. As chamas provocaram rachaduras nas paredes, a queda do telhado e a perda de arquivos, móveis, aparelhos, alimentação dos animais e outros objetos. As chamas também atingiram a sala de medicamentos que ficou totalmente destruída. Os animais que estavam abrigados no CCZ foram resgatados sem ferimentos.

CCZ-Lafaiete_incendio_01

O estoque de medicação entregue pela prefeitura em agosto que iria suprir o CCZ por seis meses, e o de ração entregue nesta semana que daria para até o mês de dezembro, se perderam.

O prefeito Ivar de Almeida Cerqueira Neto ao saber do ocorrido compareceu ainda na noite da terça-feira ao local e prestou solidariedade aos funcionários. Dr. Ivar agradeceu o trabalho do Corpo de Bombeiros e frisou que o caso será apurado pelas autoridades competentes a fim de esclarecer o que pode ter provocado o incêndio.

CCZ-Lafaiete_incendio_02

Na manhã de quarta-feira (10) a Defesa Civil Municipal interditou a sede do CCZ. No mesmo dia, o prefeito confirmou os esforços para a mudança de local da sede do Centro de Controle de Zoonoses. Dr. Ivar informou que está em andamento projeto que será enviado em breve à Câmara Municipal, que envolve a aplicação de recursos e parcerias para possibilitar a mudança de local do CCZ. “Como prefeito, agradeço cada cidadão desta cidade que se solidarizou, assim como nós, com o CCZ e principalmente com a equipe que lá trabalha. Uma equipe que além do exercício profissional, demonstra grande amor e respeito pelos animais”, disse o prefeito, reconhecendo a solidariedade da população, que de forma espontânea teve iniciativa imediata de fazer doações ao centro.

CCZ-Lafaiete_incendio_03

A gerente de vigilância ambiental, Carla Sássi, que coordena o CCZ também demonstrou gratidão neste momento difícil. “Temos muito a agradecer os voluntários que nos ajudaram no momento do incêndio e todos que estão fazendo doações. Isto também nos emociona por ser o reconhecimento do nosso trabalho. Estamos recebendo doações não só de Lafaiete, mas até de outros estados. O que é importante, porque a prefeitura tem sua responsabilidade, está agindo. Porém, todos sabem que o serviço público exige critérios mais rígidos e burocráticos para compras. Então, este apoio inicial da população é fundamental, e só temos a agradecer”, diz a veterinária.