Neste fim de semana de muita cultura, tradição e fé, foi realizado o 44º Festival de Congado. Um evento promovido pela Secretaria de Cultura em parceria com a Irmandade dos Congadeiros de Lafaiete, que tem um papel fundamental na organização e fortalecimento das tradições locais.
A programação começou logo pela manhã com celebrações na Igreja Santo Antônio, onde os congadeiros participaram de momentos de oração e devoção. Em seguida, o cortejo desceu até a Praça Tiradentes, levando o andor de Nossa Senhora do Rosário, que permaneceu em exposição em frente ao Museu Antônio Perdigão, enquanto os desfiles se seguiam com muita música, dança e entrega dos troféus.
Momento histórico no Festival de Congado: após anos, Nossa Senhora do Rosário volta a sair da Matriz, resgatando uma tradição de fé e cultura em Lafaiete.
O festival reuniu 21 guardas de congados, incluindo grupos de diversas cidades da região. Um dos destaques foi a participação especial da Guarda de Congado de Mogi das Cruzes, do estado de São Paulo, que marcou presença em Lafaiete prestigiando a festividade.
Nesta edição, uma homenagem especial foi feita à saudosa Dona Naninha, uma das fundadoras da tradicional Banda Santa Efigênia, grupo centenário do bairro JK. O troféu entregue às guardas durante o evento trouxe a imagem do Capitão Nossa Senhora Aparecida da Banda do São João, ao lado da Rainha do Congado, Rose, como símbolo de devoção e resistência cultural.
O 44º Festival de Congado reforça o compromisso do município em valorizar as manifestações culturais afro-brasileiras e celebrar o legado de fé e tradição que atravessa gerações.